Mundo

Bloco nacionalista votará para líder socialista assumir governo espanhol

O conservador Mariano Rajoy é alvo de uma moção de censura que pode tirá-lo do poder amanhã

Rajoy: o partido já tinha anunciado apoio à candidatura socialista (Susana Vera/Reuters)

Rajoy: o partido já tinha anunciado apoio à candidatura socialista (Susana Vera/Reuters)

E

EFE

Publicado em 31 de maio de 2018 às 15h54.

Madri - Os partidos nacionalistas com representação no Congresso da Espanha mostraram apoio nesta quinta-feira à proposta para que o líder socialista Pedro Sánchez presida o governo do país no lugar do atual chefe do Executivo, o conservador Mariano Rajoy, que é alvo de uma moção de censura que pode tirá-lo do poder amanhã.

O aval foi anunciado pelos porta-vozes dos partidos nacionalistas bascos PNV (5 deputados) e EH-BILDU (2), e dos catalães ERC (9) e PDeCat (8). Já o Coalizão Canária (1) anunciou que se absterá.

A soma de todas estas aprovações é de 24 deputados, que junto com os 85 parlamentares socialistas do PSOE e os 71 das legendas de esquerda Podemos e Compromìs reúnem 180 votos a favor de Sánchez, quatro acima dos 176 necessários para derrubar Rajoy.

Antes do discurso no Congresso de seu porta-voz, o PNV já tinha anunciado apoio à candidatura socialista, e com isso, salvo uma surpresa na votação da moção de censura, que ocorrerá amanhã, é praticamente certo que haverá mudança de governo.

"Acreditamos que respondemos ao que majoritariamente exige a sociedade basca e a responsabilidade votando sim (a favor da moção). Confio que o diálogo que prometeu seja certo e que não abuse da prerrogativa que lhe estamos dando", disse o representante do PNV, Aitor Esteban, no plenário do Congresso, em recado destinado a Sánchez, que é o secretário-geral do PSOE.

Por sua vez, o PDeCAT - que tinha condicionado a sua decisão final sobre a moção à posição de Sánchez sobre a possibilidade de independência da Catalunha - deu seu apoio para pôr fim "à etapa de Rajoy".

Pelo ERC, o porta-voz Joan Tardà ressaltou que os votos de sua bancada não serão de apoio aos PSOE, mas de rejeição "à corrupção do PP", e visam "tirar Rajoy do governo para enterrar este tipo de comportamento".

Acompanhe tudo sobre:EspanhaGoverno

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame