Exame Logo

Bill Clinton define Kamala como "candidata para o povo" e cita emprego no McDonald's

Ex-presidente dos EUA discursou durante a Convenção Democrata que acontece em Chicago e oficializa a candidatura da atual vice-presidente

O ex-presidente dos EUA Bill Clinton discursa no terceiro dia da Convenção Nacional Democrata (DNC) no United Center em Chicago, Illinois, em 21 de agosto de 2024. A vice-presidente Kamala Harris aceitará formalmente a nomeação do partido para presidente na DNC que ocorrerá de 19 a 22 de agosto em Chicago (SAUL LOEB/AFP)
AFP

Agência de notícias

Publicado em 22 de agosto de 2024 às 07h11.

Última atualização em 22 de agosto de 2024 às 07h15.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, discursou nesta quarta-feira na Convenção Nacional do Partido Democrata , em Chicago, em favor da atual vice-presidente e candidata à Casa Branca, Kamala Harris, definindo-a como uma "candidata para o povo" e lembrando o passado dela como funcionária do McDonald's.

Kamala trabalhou na rede de fast-food quando era estudante, uma experiência que foi mencionada várias vezes na convenção, como uma tentativa de classificá-la como uma defensora da classe trabalhadora.

Veja também

"Quando era jovem, Harris trabalhava no McDonald's e cumprimentava todas as pessoas com um sorriso radiante e perguntava: 'Como posso ajudar?' Agora ela está no auge do poder e ainda pergunta a mesma coisa”, afirmou Clinton.

“Ficarei muito feliz quando ela entrar na Casa Branca como presidente, porque quebrará meu recorde de presidente que passou mais tempo no McDonald's”, brincou o ex-presidente, um conhecido fã de fast-food.

Clinton iniciou o discurso agradecendo ao presidente dos EUA, Joe Biden,por sua “coragem, compaixão, classe, serviço e sacrifício” ao decidir encerrar sua campanha à reeleição após pressão interna do partido, abrindo caminho para Kamala Harris.

O político natural do estado do Arkansas enfatizou a importância das eleições presidenciais de novembro e disse que os Estados Unidos enfrentam “uma escolha clara” entre duas visões diferentes para o país.

Kamala Harris é a candidata para o povo, e o outro cara só mostrou que pensa por si mesmo”, disse, em crítica ao ex-presidente e candidato à Casa Branca pelo Partido Republicano, Donald Trump.

Clinton, que fez vários comentários de improviso, também fez uma brincadeira envolvendo a idade de Trump.

“Há dois dias completei 78 anos, sou o homem mais velho da minha família em quatro gerações. E a única coisa da qual quero me gabar é que ainda sou mais jovem do que Donald Trump ”, afirmou, arrancando risos da plateia.

Se vencer o pleito, Trump será o presidente mais velho a chegar à Casa Branca, com 78 anos e 219 dias, superando o recorde estabelecido por Biden ao assumir o cargo com 78 anos e 61 dias.

De acordo com a rede de televisão "CNN", Clinton rasgou uma cópia do discurso que havia preparado depois de ouvir a fala do ex-presidente Barack Obama na convenção democrata na noite de terça-feira e decidiu reescrevê-lo momentos antes de apresentá-lo.

O terceiro dia da convenção, protagonizado pelo discurso do candidato a vice-presidente Tim Walz, contou com a participação de personalidades do partido, como a ex-presidente da Câmara dos Representantes Nancy Pelosi, e celebridades, como Stevie Wonder e Oprah Winfrey.

Veja quem discursou na Convenção Democrata

+ 26

Acompanhe tudo sobre:Kamala HarrisBill ClintonPartido Democrata (EUA)Convenção DemocrataEleições EUA 2024

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame