Belga que vendeu armas aos Kouachi é detido e acusado

O homem foi detido e acusado de tráfico de armas, segundo confirmou a promotoria, que está encarregada da investigação

Bruxelas - O belga que negociou com os irmãos Kouachi a entrega das armas utilizadas no atentado contra a sede da revista satírica francesa "Charlie Hebdo" foi detido nesta quarta-feira e acusado pela promotoria da Bélgica de tráfico de armas.

O indivíduo se apresentou voluntariamente à polícia de Charleroi (sul da Bélgica) na terça-feira depois da divulgação que as armas utilizadas pelos terroristas saíram da Bélgica e foram compradas por menos de 5.000 euros perto da estação Midi de Bruxelas, segundo informou a edição digital do jornal "Le Soir".

O homem foi detido e acusado de tráfico de armas, segundo confirmou a promotoria, que está encarregada da investigação.

Segundo seu depoimento, o homem manteve contato com Amedy Coulibaly, o autor do atentado contra o mercado judeu em Paris, onde quatro reféns foram assassinados, e garante que o francês tentou comprar um veículo e quis enganá-lo durante a operação.

No registro da residência do detido, já conhecido da polícia por diversas causas relacionadas ao tráfico de mercadorias, foram encontrados documentos que mencionavam a negociação sobre as armas, assim como uma pistola Tokarev, diz o jornal belga.

O traficante explicou que ao ser informado da vinculação de Coulibaly com o movimento radical Estado Islâmico (EI) se assustou e preferiu compartilhar a informação que tinha com a polícia.

Os investigadores encontraram provas sobre a negociação das armas de um calibre pouco comum, que corresponderia com as utilizadas por Coulibaly no ataque ao mercado.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.