Mundo

Suíça pode retomar intervenção no franco para conter deflação

Zurique - O Banco Nacional da Suíça (SNB, em inglês) disse estar pronto para retomar as intervenções no câmbio se voltarem os riscos de deflação. O risco de deflação - uma perspectiva que levou o banco central a dar início a administração dos movimentos da moeda há mais de um ano - desapareceu e a […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Zurique - O Banco Nacional da Suíça (SNB, em inglês) disse estar pronto para retomar as intervenções no câmbio se voltarem os riscos de deflação. O risco de deflação - uma perspectiva que levou o banco central a dar início a administração dos movimentos da moeda há mais de um ano - desapareceu e a economia suíça pôde beneficiar-se da recuperação econômica em andamento, disse o presidente do BC, Philipp Hildebrand.

Segundo ele, as perspectivas econômicas do país parecem favoráveis, mas acrescentou que a tensão recente nos mercados financeiros aumentaram os riscos. "Se tais riscos se materializarem e, por meio da apreciação do franco suíço levarem à uma nova ameaça de deflação, o banco central tomará todas as medidas necessárias para garantir a estabilidade dos preços", afirmou Hildebrand.

Na semana passada, o banco central manteve o juro inalterado, em nível recorde de baixa, e não comentou sobre a apreciação do franco, como tinha feito nas ocasiões anteriores, o que provocou disparada da moeda para sucessivos recordes contra o euro. Nesta manhã, o euro renovou recorde a 1,3665 franco por euro. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioEuropaInflação

Mais de Mundo

Foto inédita de William com os filhos, tirada por Kate, é publicada para celebrar Dia dos Pais

Exército israelense anuncia pausa diária nas operações em uma região de Gaza

Cúpula pela paz na Suíça reafirma integridade da Ucrânia, mas pede negociações com a Rússia

Brasil é 3º país mais inseguro da América do Sul, diz Global Peace Index

Mais na Exame