Mundo

Avião solar chega com sucesso ao destino final

No último dia 13, o avião tinha tentado fazer este mesmo trajeto no Marrocos, mas os fortes ventos ao sul de Casablanca o obrigaram a voltar atráss

O avião experimental Solar Impulse: viajou de Genebra a Madri e de Madri a Rabat sem qualquer tipo de combustível (Divulgação)

O avião experimental Solar Impulse: viajou de Genebra a Madri e de Madri a Rabat sem qualquer tipo de combustível (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2012 às 22h56.

Rabat - O avião solar Solar Impulse, que voa sem nenhum tipo de combustível, aterrissou em seu destino final, Ouarzazate, no sul do Marrocos, após um voo ininterrupto de mais de 17 horas desde que decolou de Rabat às 7h (3h de Brasília) saiu de Rabat.

Segundo informou em tempo real o site do projeto Solar Impulse - o avião que pesa apenas 1,6 tonelada, apesar de ter a envergadura de um Airbus -, aterrissou no aeroporto de Ouarzazate às 0h26 de sexta-feira local (20h26 de Brasília).

No último dia 13, o avião tinha tentado fazer este mesmo trajeto, mas os fortes ventos ao sul de Casablanca o obrigaram a voltar atrás.

Hoje, a equipe do Solar Impulse elegeu uma rota litorânea desde Rabat até chegar à altura de Safi (cerca de 400 quilômetros ao sul de Rabat) para depois seguir rumo a Marrakech.

À altura de Marrakech, antes de atravessar a cordilheira do Atlas, o avião fez giros durante mais de duas horas no que pareceu uma tentativa desesperada para superar o nível das montanhas, mas finalmente corrigiu levemente o rumo e conseguiu atravessar a cadeia montanhosa.

Ouarzazate foi eleito destino final do Solar Impulse porque é onde será iniciada em breve a construção de uma grande usina térmica solar de 500 megawatts, operacional em 2015 e cuja primeira fase, de 160 MW, está previsto que seja adjudicada nos próximos dias em concurso.

O Solar Impulse viajou de Genebra a Madri e de Madri a Rabat sem qualquer tipo de combustível, apenas com a energia acumulada nas 12 mil células fotovoltaicas que recobrem suas imensas asas. 

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoEnergiaEnergia solarInfraestruturaSetor de transporteTecnologias limpas

Mais de Mundo

Muro 'anti-Haiti' vira bandeira eleitoral na República Dominicana

Grécia vai construir a maior 'cidade inteligente' da Europa, com casas de luxo e IA no controle

Seis mortos na Nova Caledônia, onde Exército tenta retomar controle do território

Guerra nas estrelas? EUA ampliam investimentos para conter ameaças em órbita

Mais na Exame