Exame Logo

Autoridades sírias anunciam início de ofensiva militar

Agência de notícias oficial da Síria afirma que unidades do exército do país começaram hoje uma operação militar contra o Estado Islâmico

Sana: agência destacou o controle de vários povoados e morte de terroristas do EI (Alaa Al-Faqir/Reuters)
E

EFE

Publicado em 10 de julho de 2017 às 11h01.

Beirute - As autoridades da Síria anunciaram nesta segunda-feira o começo de uma ofensiva militar contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na província de Al Sweida, no sul do país, onde está em vigor um cessar-fogo.

Fontes militares, citadas pela agência de notícias oficial da Síria, "Sana", afirmaram que unidades do exército do país começaram hoje uma operação militar contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no leste de Al Sweida.

Veja também

No entanto, o diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), Rami Abderrahman, disse à Agência Efe por telefone que não há nenhuma presença do EI nessa área e que só há rebeldes do grupo Aswad al Sharqiya, pertencente ao Exército Livre da Síria (ELS), e a outras facções.

A "Sana" destacou que os soldados tomaram o controle de vários povoados e colinas no leste de Al Sweida, onde mataram "um grande número de terroristas" do EI e destruíram suas armas.

A agência detalhou que as forças armadas avançaram pelas áreas de Deir al Nasarani e Rayem al Baqr, e vários montes nos arredores.

Desde o meio-dia (horário local) de ontem, está em vigor nas províncias do sul da Síria, Al Sweida, Al Quneitra e Deraa, um cessar-fogo estipulado por EUA, Rússia e Jordânia.

Os presidentes de Estados Unidos, Donald Trump, e Rússia, Vladimir Putin, conversaram na última sexta-feira e estabeleceram uma trégua no sudoeste da Síria, em uma reunião paralela à Cúpula do G20.

A criação de uma "zona de redução de tensões" no sudoeste da Síria pode facilitar a entrada de ajuda humanitária e tornar possível a instauração de uma trégua duradoura nessa região da Síria.

Hoje foi retomado o diálogo entre uma delegação do governo e outra da oposição síria em Genebra, sob mediação da ONU.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoGuerrasSíriaTerrorismo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame