Exame Logo

Armas enviadas para Síria ficam com islamitas

As fontes lamentam que não exista um sistema centralizado para coordenar a entrega das armas e controlar para quais grupos são destinadas, afirma o NYT

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2012 às 11h56.

Washington - A maioria das armas enviadas em segredo à Síria , por iniciativa da Arábia Saudita e do Qatar, vai mais para as mãos dos grupos rebeldes islamitas do que para organizações laicas apoiadas pelo Ocidente, informou o jornal The New York Times.

Com base em fontes anônimas, o jornal afirma que esta é a conclusão de vários relatórios confidenciais apresentados ao presidente Barack Obama e a outras autoridades americanas.

Veja também

As fontes lamentam que não exista um sistema centralizado para coordenar a entrega das armas e controlar para quais grupos são destinadas, afirma o NYT.

Segundo o jornal, o diretor da CIA, David Petraeus, viajou em sigilo para a Turquia no mês passado para tentar enquadrar o fornecimento.

O objetivo de Petraeus, de acordo com o NYT, era supervisionar o processo que "consiste em analisar e, por fim, constituir a oposição (ao regime de Bashar al-Assad) com a qual os americanos pensam poder trabalhar", completa a publicação, que cita uma fonte diplomática do Oriente Médio não identificada.

A CIA também enviou agentes à Turquia para ajudar a orientar a ajuda, mas não tem informações sobre os rebeldes e sobre as várias facções ativas na Síria.

Acompanhe tudo sobre:DitaduraGuerrasPrimavera árabeSíria

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame