Mundo

Argentina põe em circulação nota de Evita

Nota foi impressa em comemoração ao 60º aniversário da morte da segunda esposa de Juan Domingo Perón


	O bilhete foi criado pela Casa da Moeda da Argentina
 (Divulgação)

O bilhete foi criado pela Casa da Moeda da Argentina (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2012 às 20h11.

Buenos Aires - O Banco Central da Argentina anunciou nesta quinta-feira que pôs em circulação uma nova nota de 100 pesos que homenageia a figura de Eva Duarte de Perón e uma moeda de 2 pesos que lembra o 30º aniversário do desembarque das tropas argentinas nas Ilhas Malvinas.

A autoridade monetária lembrou em comunicado que a nota de Evita foi impressa em comemoração ao 60º aniversário da morte da segunda esposa de Juan Domingo Perón.

O bilhete foi criado pela Casa da Moeda da Argentina, baseado em um projeto iniciado após o falecimento de Evita em 1952 e que reproduzia sua imagem recriada pelo artista italiano Renato Garrasi.

Já a emissão da nova moeda, que alude ao desembarque das tropas argentinas nas Malvinas - o que provocou um conflito armado com o Reino Unido, que ainda domina o arquipélago - está composta por 4,9 milhões de unidades.

O anverso da nova moeda apresenta em seu centro o mapa das Malvinas parcialmente coberto pelo símbolo da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), bloco integrado pelos 12 países sul-americanos e que respaldou a reivindicação argentina de soberania sobre o arquipélago.

Acima dessa imagem se lê ''1833'', ano da ''usurpação do território por parte da Grã-Bretanha'', lembrou o Banco Central argentino, e abaixo ''1982-2012'', ''pelo 30° aniversário da recuperação das ilhas.

No anel que rodeia a moeda, no arco superior, se lê ''Malvinas'', e no inferior ''causa regional americana''. No reverso se observa o mapa oficial da Argentina, que inclui as Malvinas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaCâmbioMoedaspeso-argentino

Mais de Mundo

Itamaraty confirma fechamento de fronteira da Venezuela para o Brasil até segunda

González acusa Maduro de ‘golpe de Estado’ e afirma que trabalha para entrar na Venezuela

Noruega volta a exigir construção de abrigos antibombas em meio à ameaça russa

González irá voltar à Venezuela ‘na hora certa, mas não agora’, diz María Corina