Alemanha exige que próximo governo grego cumpra pacto

O porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, garantiu à imprensa que era previsível o anúncio feito ontem pelo líder do Syriza

Berlim - O Governo da Alemanha disse nesta sexta-feira não se estar surpreso com a renúncia do primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, e sustentou que o próximo executivo de Atenas deve implementar as condições estipuladas no terceiro resgate e advertiu que qualquer atraso adiará as ajudas.

O porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, garantiu à imprensa que da leitura dos meios de imprensa gregos nas últimas semanas e, à vista da perda da maioria parlamentar, era previsível o anúncio feito ontem pelo líder do Syriza.

Berlim defendeu "não comentar assuntos internos" de outros países, mas quis deixar clara a postura do governo da chanceler Angela Merkel a respeito da "incerteza" gerada pela renúncia e pela convocação extraordinária de eleições na Grécia, as sextas em oito anos.

"O programa de ajuda foi assinado com a República grega e sobre isso nada mudou. Assim se procede na União Europeia. Certamente, o governo alemão espera (do próximo Executivo em Atenas) a implementação das reformas e dos acordos incluídos no Memorando", afirmou Seibert.

O porta-voz governamental assinalou que Tsipras informou previamente a Merkel de sua decisão de renunciar e antecipar as eleições parlamentares após apenas sete meses no Executivo.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.