6 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia após invasão russa, diz ONU
Até o momento, mais de 1,6 milhão já voltou para a Ucrânia, seja parcial ou integralmente
Estadão Conteúdo
Publicado em 12 de maio de 2022 às 15h30.
A agência de refugiados das Nações Unidas ( ACNUR ) reportou que mais de 6 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia por conta da invasão russa. Até o momento, mais de 1,6 milhão já voltou para a Ucrânia, seja parcial ou integralmente, informou a ACNUR.
Esteja sempre informado sobre as notícias que movem o mundo. Assine a EXAME por menos de R$ 11/mês
Os números são baseados nas movimentações entre fronteiras e não necessariamente indicam retornos "sustentados", diz a agência, que pontua ser cedo demais para chegar a conclusões sobre "tendências definitivas" nesses retornos.
Porta-voz da ACNUR, Matthew Saltmarsh afirmou que um total de 2 4 milhões de pessoas que deixaram a Ucrânia se mudaram para além dos países fronteiriços imediatos da Ucrânia, que receberam a maior parte dos refugiados do país.
A Polônia sozinha registrou mais de 3,2 milhões de cidadãos que deixaram a Ucrânia. Outros países-membros da União Europeia também têm fronteiras abertas, tornando o rastreamento de onde as pessoas vão um empreendimento complexo.
Na terça-feira, o alto comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi, tuítou que o número de refugiados desta crise atingiu o mesmo número de 5,7 milhões da contagem da guerra de 11 anos na Síria, que anteriormente foi a fonte da maior crise de refugiados do mundo.
(Estadão Conteúdo com informações de AFP)
LEIA TAMBÉM:
Finlândia deseja adesão 'sem demora' à Otan e anunciará decisão no domingo
Ucrânia suspende parte de operações de gasoduto e preço explode
Putin prepara guerra longa na Ucrânia, diz chefe de inteligência dos EUA
Câmara dos EUA aprova ajuda de US$ 40 bilhões para a Ucrânia