Exame Logo

1ª viagem de Merkel à Rússia pode retomar diálogo entre países

Esta é a primeira vez que a chefe de estado da Alemanha viaja ao país liderado por Vladmir Putin, em 2015 Merkel fez apenas uma visita relâmpago

Merkel: as relações entre a Alemanha e a Rússia são tensas pela crise na Ucrânia, que provocou um nível de tensão depois da Guerra Fria (Jim Bourg/Reuters)
A

AFP

Publicado em 2 de maio de 2017 às 08h04.

Última atualização em 2 de maio de 2017 às 08h06.

A chanceler alemã Angela Merkel se reunirá nesta terça-feira com o presidente russo Vladimir Putin, na cidade de Sochi, um encontro que marca a primeira viagem a Rússia da chefe de Governo da Alemanha desde 2015, indício de uma tentativa de reativar o diálogo entre Berlim e Moscou.

As relações entre os dois são tensas pela crise na Ucrânia, que provocou um nível de tensão entre Moscou e a União Europeia que não era registrado desde o fim da Guerra Fria.

Veja também

Em todo este período, Merkel foi uma grande defensora das sanções impostas pelos europeus a Moscou pela anexação da Crimeia e por um suposto papel no conflito no leste da Ucrânia. Nas negociações também foi a principal interlocutora.

Esta é a primeira viagem de Merkel a Rússia desde sua visita relâmpago a Moscou em 10 de maio de 2015, quando a tensão estava no ponto máximo pelo conflito na Ucrânia.

Na época, Merkel, assim como a maior parte dos países ocidentais, boicotou o desfile militar de 9 de maio que celebrava os 70 anos da vitória sobre a Alemanha nazista.

Desde então, Angela Merkel e Vladimir Putin se encontraram em várias oportunidades em reuniões de cúpula com os presidentes da França, François Hollande, e da Ucrânia, Petro Poroshenko, para tentar encontrar uma solução ao conflito ucraniano, estagnado desde a assinatura dos acordos de Minsk em fevereiro de 2015.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelRússiaUcrâniaVladimir Putin

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame