Mercados

BRF perde R$ 5 bilhões em valor de mercado

Operação batizada de Trapaça aponta que cinco laboratórios e setores de análises da BRF fraudavam resultados de exames

Em comunicado enviado à CVM a BRF informou que está colaborando e disse estar se “inteirando dos detalhes” da investigação. (Germano Lüders/Exame)

Em comunicado enviado à CVM a BRF informou que está colaborando e disse estar se “inteirando dos detalhes” da investigação. (Germano Lüders/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de março de 2018 às 18h48.

Última atualização em 5 de março de 2018 às 20h22.

As ações da companhia de alimentos BRF caíram 19,8% nesta segunda-feira, levando a uma perda de quase 5 bilhões de reais em valor de mercado. Com a queda, as ações fecharam em 24,73 reais — o valor mais baixo para o papel desde agosto de 2011. Desde que o empresário Abílio Diniz promoveu uma grande mudança na gestão da companhia, em julho de 2015, a BRF perdeu mais de 37 bilhões de reais em valor de mercado.

O ex-presidente da companhia, Pedro de Andrade Faria, e o ex-vice-presidente Hélio Rubens Mendes dos Santos Júnior foram presos na nova fase da Operação Carne Fraca, que mira fraudes laboratoriais no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A operação, batizada de Trapaça, aponta que cinco laboratórios e setores de análises da BRF fraudavam resultados de exames. O delegado da Polícia Federal encarregado das investigações, Maurício Moscardi Grillo, disse que provas e emails coletados indicam que as fraudes foram cometidas entre 2012 e 2015, e que, em depoimentos, ex-executivos afirmaram que a má conduta era parte da “estratégia da empresa”.

O esquema, segundo a PF, foi exposto pela ex-supervisora laboratorial Adriana Marques Carvalho, que anexou cópias de emails internos da BRF em ação trabalhista. Ela afirma que era obrigada por seus superiores a alterar resultados de exames. Segundo a PF, a direção da empresa tentou selar um acordo com Adriana sem questionar a acusação.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários a BRF informou que está colaborando e disse estar se “inteirando dos detalhes” da investigação.

Acompanhe tudo sobre:BRFExame HojeOperação Carne FracaPolícia Federal

Mais de Mercados

Cade dá aval para dona do Burger King operar Subway no Brasil

Divisora de águas, compra de campo Peregrino deixa Itaú BBA ainda mais otimista com a Prio (PRIO3)

Ibovespa fecha em queda repercutindo inflação nos EUA e dados do emprego do Brasil

Inflação nos EUA, recorde na China e dados de emprego no Brasil: o que move o mercado