Exame Logo

De churrasqueira a sol: o que valoriza imóveis em 9 capitais

Levantamento do portal imobiliário Viva Real mostra as principais exigências dos compradores de diferentes regiões do país

As preferências de cada região (Stock.xchng)
DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2013 às 10h15.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h33.

São Paulo – Levantamento feito pelo portal imobiliário VivaReal com exclusividade para EXAME.com mostra as características mais valorizadaspelos compradores em imóveis de novecapitais do país.Enquanto em Porto Alegre os consumidores fazem questão de ter churrasqueira dentro do apartamento ou no condomínio , por exemplo, em Recife um dos principais diferenciais é a fachada voltada para o nascente do sol, que evita que o imóvel fique muito quente durante o dia.O estudo envolveu os escritórios regionais do VivaReal, que analisaram os principais critérios de busca dos usuários em cada capital.O resultado mostra que as preferências dos compradores têm relação principalmente com fatores como o clima e a cultura do local.Apesar de questões como preço e localização serem muito relevantes emqualquer região, eles não foram destacados porque o estudo visou ressaltar as especificidades de cada lugar.Veja nas fotos quais são os itens e as características mais valorizadas pelos compradores nas capitais pesquisadas e os comentários feitos pelo vice-presidente de operações do VivaReal, Diego Simon.
  • 2. Belo Horizonte (MG)

    2 /11(Reprodução)

  • Veja também

    Itens e características mais buscadas: Área privativa e mais de uma vaga de garagem."A área privativa é como umasala aberta, mas não chega a ser considerada como uma varanda ou terraço. Omineiro é muito social e hospitaleiro e gosta de fazer confraternizações em casa. Por outro lado, eles são muito reservados. Então, essa área privativa é uma estrutura que permite receber bem os convidados, mas com privacidade. Eles têm, inclusive, uma preferência por imóveis maiores, mesmo com menos lazer no condomínio, porque querem receber bem as pessoas e dentro de casa "- comentário de Diego Simon, vice-presidente do Viva RealFoto: Apartamento à venda no bairro Santa Teresa. No anúncio é destacada a área privativa do imóvel.
  • 3. Curitiba (PR)

    3 /11(Reprodução)

  • Itens e características mais buscadas: Mais de uma vaga na garagem, apartamentos com face norte e varanda fechada."Curitiba é uma das capitais mais frias do Brasil, por isso os compradores buscam apartamentos com face norte, que são mais ensolarados. Se o apartamentonão recebe sol durante o dia, ele fica desvalorizado no mercado. Além disso, eles também buscam imóveis com mais de uma vaga na garagem e que possuam varanda fechada, já que a varanda aberta é pouco utilizadapor causa do frio" - comentário de Diego Simon, vice-presidente do VivaReal.Foto: Cobertura à venda no bairro São Lourenço. Anúncio destaca face norte do apartamento.
  • 4. Florianópolis (SC)

    4 /11(Reprodução)

    Itens e características mais buscadas: Vista para o mar, churrasqueria e elevador. "Em Florianópolis, os compradores de alta rendabuscam imóveis de frente para a praia elocalizados na zona norte da ilha, como em Jurerê. Em outras faixas de renda, são priorizados imóveis com churrasqueira. Como em Floripa moram muitas pessoas de outras regiões do sul, a cultura do churrasco lá também é forte. E por se tratar de uma área litorânea, a cidade tem muitos prédiosde três ou quatro andares, quenão têm elevadores, por isso ter elevador é umaexigência a mais feita na região" - comentário de Diego Simon, vice-presidente do VivaReal.Foto: Anúncio de cobertura à venda em Jurerê, com vista para o mar.
  • 5. Porto Alegre - (RS)

    5 /11(Reprodução)

    Itens e características mais buscadas: Churrasqueira no condomínio ou no próprio apartamento. "Para o gaúcho, a cultura de churrasco é muito forte. Por isso, é fundamental que o prédio tenhachurrasqueirae se ela estiver dentro do apartamento, esse é um diferencial que pode valorizar o imóvel. Enquanto em outros lugares a churrasqueria não é essencial, em Porto Alegre se o prédio não tiver churrasqueira, alguns compradores nem querem o apartamento." - comentário de Diego Simon, vice-presidente do VivaRealFoto: Anúncio de apartamento à venda no Jardim Itália no qual se destaca a cozinha gourmet com churrasqueira.
  • 6. Rio de Janeiro (RJ)

    6 /11(Reprodução)

    Itens e características mais buscadas: Infraestrutura de esportes e lazer no condominio, localização próxima a parques ou à praia."No Rio de Janeiro há uma culturaesportivamuito forte. Então, os compradores buscam prédios com academia, pista de corrida e imóveis que fiquem próximos a praias ou parques que permitam a prática de esportes. Isso está relacionado à cultura de vida saudável dos cariocas" - comentário de Diego Simon, vice-presidente do VivaReal.Foto: Academia do condomínio On The Park 360º, na Barra da Tijuca.
  • 7. Salvador (BA)

    7 /11(Reprodução)

    Itens e características mais buscadas: Infraestrutura de clube no condominio. "Em Salvador, os compradores preferem apartamentos com metragem menor do que os mais antigos para ter infraestrutura no condomínio. Tem a ver com o clima e a cultura local. A piscina é muito importante por causa do calor e o espaço comunitário no prédio é muito priorizado porque os moradores gostam de convidar familiares e amigos para fazer festas e confraternizações." - comentário de Diego Simon, vice-presidente do VivaReal Foto: Área de lazer do empreendimento Le Parc. No anúncio, é destacada a infraestrutura do condomínio.
  • 8. São Paulo (SP)

    8 /11(Germano Luders / EXAME)

    Itens e características mais buscadas: Localização próxima ao trabalho, mais de uma vaga de garagem e varanda."Em São Paulo, morar perto do trabalho é mais importante do que uma série de outras coisas. Enquanto em outras cidades os compradores trocariam uma boalocalização por um condomínio com piscina e churrasqueira, os paulistanos priorizam a localização. Além disso, como há muita oferta de lazer e cultura, as pessoas não fazem questão de ter tudo dentro casa. Por outro lado, comoa cidade reúne várias culturas, nesta região não existe uma caracteristicaúnicaque é essencial"- comentário de Diego Simon, vice-presidente do Viva Real.Foto: Prédios comerciais vistos da Marginal Pinheiros, na altura da Avenida Luis Carlos Berrini. A via é um dos maiores centros comerciais de São Paulo e fica próxima ao Brooklin, bairro residencial muito valorizado pelo fácil acesso a regiões comerciais.
  • 9. Recife (PE)

    9 /11(Reprodução)

    Itens e características mais buscadas: Fachadas voltadas para o nascente do sol, mais de uma vaga de garagem."Em Recife, os compradores procuram apartamentos com a fachada voltada para o nascente do sol e com boa área de lazer no condomínio. Por causa do clima quente, as pessoas preferem que o sol bata no imóvel durante a manhã, quando o clima é mais fresco, do que à tarde, para que o apartamento não esquente demais. E pelo tamanho da cidade, os moradores têm grande necessidade de usar carros, por isso também existe a exigência por mais de uma vaga para carros" - comentário de Diego Simon, vice-presidente do VivaReal.Foto: Apartamento à vendano bairro Parnamirim. No anúncio é destacada a fachada voltada para o nascente do sol.
  • 10. Fortaleza (CE)

    10 /11(Reprodução)

    Itens e características mais buscadas: Fachadas voltadas para o nascente do sol e área de lazer."As características dos imóveis mais buscados em Fortaleza são muito parecidas com as de Recife. Os compradores buscam apartamentos com a fachada voltada para o nascente do sol por causa do calor e condomínios com uma boa estrutura de lazer" - comentário de Diego Simon, vice-presidente do VivaReal.Foto: Prédios com imóveis à venda no bairro Aldeota. Anúncio ressalta que todos os apartamentos têm face voltada para o nascente do sol.
  • 11. Agora veja o maior prédio residencial de NY

    11 /11(Dbox para CIM Group & Macklowe Properties)

  • Acompanhe tudo sobre:guia-de-imoveisImóveispatrimonio-pessoal

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mercado imobiliário

    Mais na Exame