Placement de Wolverine gera buzz no Twitter

Segundo dados da Qual Canal, do total de tweets feitos sobre filme durante dia de exibição do capítulo da novela, 84% ocorreram após a ação de product placement

São Paulo – Mensurar o impacto de uma ação de Product Placement não é uma tarefa das mais simples. Entretanto, curioso notar, o quanto a segunda tela pode dar um feedback sobre o trabalho.

Durante o capítulo da última quarta-feira, dia 24 de julho, da novela Amor à Vida os personagens Valdirene (Tatá Weneck) e Maciel (Kiko Pissolato) foram ao cinema assistir Wolverine Imortal. A ação de product placement, que marca a estreia do filme no Brasil (dia 26 de julho) aumentou consideravelmente o número de tweets sobre o filme.

Segundo dados da Qual Canal, empresa brasileira pioneira na análise da viralidade dos programas de TV no Twitter, do total de tweets feitos sobre o filme durante o dia de exibição do capítulo, 84% ocorreram após a ação, o que indica uma clara e forte influência do merchandising nas conversas sobre o filme no Twitter.

Dentre os tweets mais populares após a ação na novela, destaca-se a mensagem do perfil @jovemnerd, a mais retuitada do dia sobre o filme, com mais de 170 retweets: “A Tata Werneck acabou de fazer o melhor merchan da história das novelas da Globo. #Wolverine”

“Enxergamos este tipo de ação como algo cada vez mais comum na relação entre a publicidade e a televisão. E é importante ressaltar que fica mais fácil ampliar o impacto de ações de product placement se considerarmos o Índice Viral (Viral Index ou VI) dos programas, isto é, a relação entre seus shares de audiência e de tweets”, destaca André Terra, sócio-fundador do Qual Canal.

O VI foi criado pelo Qual Canal para medir o potencial viral de um programa, através da relação direta entre os shares de audiência e de Tweets.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.