Marcas no Oscar foram muito além do post de oportunidade
Algumas ações merecem destaque por claramente terem sido planejadas há meses
Da Redação
Publicado em 23 de fevereiro de 2015 às 16h11.
São Paulo - O Oscar 2014 chamou a atenção pela quantidade de marcas tirando proveito da cerimônia no ambiente digital.
Em 2015, com um cenário ainda mais maduro e empresas cada vez mais presentes nas mídias sociais, posts sobre o evento eram uma certeza.
A previsão se confirmou, mas algumas ações merecem destaque por claramente terem sido planejadas há meses.
O que prova que entrar na conversa dos internautas requer planejamento. O Adnews exibe abaixo uma amostra de algumas ações.
Confira:
Lego
Talvez a grande marca do Oscar 2015, a Lego veiculou "por acidente" um anúncio dentro do Oscar.
Como? Esnobado na categoria Melhor Animação, o longa "Uma Aventura Lego" concorreu pelo prêmio de Melhor Canção com a música "Everything Is Awesome" que, como manda a tradição, foi apresentada ao vivo durante a premiação.
Além da apresentação, que durou pouco mais de dois minutos, pequenas réplicas da estatueta do Oscar feitas de Lego foram entregues a estrelas como Steve Carrell, Chaning Tatum, Oprah e Emma Stone.
Esta última, aliás, segurou o brinquedo em suas mãos quando foi apresentada como concorrente a Melhor Atriz Coadjuvante.
Segundo o Advertising Age, a marca atingiu 20 mil menções no Twitter logo após a apresentação musical.
Como disse Fabio Seidl em seu Facebook: "Uma Aventura Lego" foi o primeiro comercial a chegar ao Oscar e receber uma nomeação em Melhor Jingle. Ops, Melhor Canção.
A marca, é claro, aproveitou o momento no Twitter.
Itaú
O banco fez brincadeiras, narrou a cerimônia e trabalhou em tempo real para conseguir entrar em sintonia com a frenética sequência de tweets dos internautas.
A equipe da DPZ fez plantão para conseguir acompanhar o evento.
Um dos destaques foi a série de tweets contando os filmes por meio de emojis.
Outro momento interessante foi a homenagem do perfil de Itaucard a Roberto Gomez Bolaños, o intérprete de Chaves que, para muitos, foi esquecido na homenagem da Academia aos que faleceram em 2014.
Dove
Seguindo seu posicionamento trabalhado por anos, a Dove resolveu transformar tweets negativos sobre a aparência das mulheres em algo positivo.
E qual o melhor momento para iniciar uma ação como essa? O Oscar, é claro, quando atrizes são sempre julgadas pelas suas aparências.
Segundo números do Ad Age, as primeiras duas horas da ação renderam quase 15 mil menções à marca.
Veja o vídeo e a marca eos tweets da ação:
https://youtube.com/watch?v=_cncxoJPwBw
!function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0],p=/^http:/.test(d.location)?'http':'https';if(!d.getElementById(id)){js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=p+":";fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}}(document,"script","twitter-wjs");
Stella Artois
O que uma marca de cerveja pode fazer durante o Oscar? Que tal chamar a atenção para a falta d'água no mundo?
Foi o que fez a Stella Artois numa série de posts, inclusive neste que aproveitou o intervalo da cerimônia para relembrar que, se você foi pegar um copo d'água, há pessoas que não podem fazer isso com a mesma facilidade.
Veja:
Submarino
Além do Itaú, outras marcas também apostaram numa narração da cerimônia.
Claro, com muito humor, como manda a etiqueta do Twitter.
O exemplo é este tweet em que o Submarino brinca com o episódio do Oscar de 2014 envolvendo o ator John Travolta e a cantora Idina Menzel.
Os dois voltaram ao palco na cerimônia de 2015 e brincaram com a gafe de Travolta, que à época chamou a cantora por um outro nome.
Airbnb
Outro exemplo de interação ligando o conteúdo da festa e os serviços oferecidos pela empresa foi feito pela Airbnb neste post.
A marca desejou sorte ao filme "O Grande Hotel Budapeste" dizendo que até eles gostariam de ficar neste hotel.
Lembrando que Airbnb é uma espécie de rede social para aluguéis.