Marketing

HP lança livro escrito por quem nunca escreveu

A marca percorreu o país inteiro ouvindo histórias contadas por pessoas que não sabem ler e escrever para reuni-las em um livro

Ação da HP que conta histórias contadas por pessoas que não sabem ler e escrever (Reprodução)

Ação da HP que conta histórias contadas por pessoas que não sabem ler e escrever (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2016 às 21h28.

Só no Brasil, existem mais de 13 milhões de analfabetos. Imaginem então, quantas histórias incríveis brasileiros do norte a sul guardam apenas em suas memórias, sem qualquer tipo de registro.

É por isso que o projeto "Magic Words", criado pela AlmapBBDO para a HP se mostra tão especial. Nesta ação, a marca percorreu o país inteiro ouvindo histórias contadas por pessoas que não sabem ler e escrever para reuni-las em um livro.

Uma a uma, essas narrativas foram impressas pela HP Ink Advantage Ultra através de comando de voz. São 30 relatos diferentes autores de todo o Brasil, reunidos com os registros fotográficos de Gabriel Bianchini e José Cabaço, embaixador do Instagram.

Do sertão à cidade grande, foram registradas histórias que fazem a cultura de um povo e que agora poderão circular de geração em geração. De uma ilha perdida no Atlântico próxima à Bahia, passando pela floresta Amazônica até chegar às grandes cidades como São Paulo, os personagens possuíam algo em comum: memórias e ideias que temiam serem esquecidas.

Unindo a tecnologia de comando de voz da marca ao API do Google Speech, ferramenta capaz de imprimir instantaneamente a fala dos usuários, foi possível produzir 4.500 páginas, que foram encadernadas artesanalmente e tornadas livros. Foram criadas edições para presentear os novos autores, bibliotecas e os centros culturais de suas cidades e de seus vilarejos.
A publicação teve lançamento na noite de ontem (25) com a presença de alguns desses novos autores e do jornalista Gilberto Dimenstein, que assina o prefácio da obra.

O projeto também está contado no documentário "Magic Words", dirigida por Leandro HBL, da Bando, que capta a emoção dos personagens-autores em seus contextos reais. O filme pode ser assistido no site do projeto e nas redes sociais. O perfil do projeto no Instagram traz imagens inéditas feitas pelo fotógrafo José Cabaço, testemunha de todos os relatos.

No site da ação é possível conhecer mais sobre o Magic Words, além de baixar gratuitamente o livro. A ferramenta de comando de voz também pode ser testada na plataforma, ou através do aplicativo Magic Words, disponível para Android e iOS.

Acompanhe tudo sobre:AdnewsEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaHPLivrosServiços

Mais de Marketing

Fernanda Torres e Montenegro respondem à IA em campanha de Natal do Itaú

Mondelez adota IA para renovar clássicos e criar novos snacks

TikTok Ad Awards 2024: conheça os cases e as marcas vencedoras da premiação

CPTM lança calendário 2025 com funcionários 'famosos' em parceria com Burger King e Heinz