Ação que revelou mil pedófilos em 71 países ganha prêmios
Campanha que criou personagem virtual e identificou infratores é destaque no festival Cannes Lions, maior prêmio da publicidade mundial
Da Redação
Publicado em 20 de junho de 2014 às 11h43.
São Paulo - Para combater pedófilos envolvidos com turismo sexual infantil na webcam, uma ONG holandesa criou uma menina filipina virtual de 10 anos, batizada de Sweetie (docinho, em tradução para o português).
Em 10 semanas, a personagem fictícia identificou mais de mil infratores dispostos a pagar para ver a criança pela internet, espalhados em 71 países.
O resultado da iniciativa rendeu 12 Leões de Ouro e um de Prata no maior e mais prestigiado prêmio da publicidade mundial, o Cannes Lions, festival que acontece esta semana na França até o dia 21 de junho.
Durante a ação, Sweetie frequentava salas de bate-papo, onde era assediada por homens adultos.Com as informações das conversas, ela conseguiu identificarendereços, números de telefone e até fotos de suspeitos. As descobertas foram enviadas às autoridades, como a Interpol.
Segundo a ONG Terre des Hommes, responsável pelo projeto, o maior número de pagantes vieram dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália, Alemanha, Turquia, Itália e Holanda.
Agora, a entidade faz um apelo mundial para que as pessoas assinem uma petição online, com o objetivo de pressionar as autoridades mundiais a darem mais atenção ao tema.
Assista, abaixo, ao vídeo que mostra a operação da campanha, criada pela agência Lemz, de Amsterdã. Na sequência, veja a lista completa de prêmios conquistados pela ação em Cannes:
//www.youtube.com/embed/aGmKmVvCzkw
- 2 Leões de ouro em Direct
- 6 Leões de ouro em Cyber
- 1 Leão de ouro em Media
- 1 Leão de Ouro em PR
- 2 Leões de Ouro e um de Prata na categoria Promo & Activaton