Exame Logo

10 marcas que se chamam ISIS (igual ao grupo terrorista)

Por uma infeliz coincidência, muitas marcas se chamam ISIS - remetendo, desde 2014, ao infame grupo terrorista

ISIS como marca (Reprodução)

Guilherme Dearo

Publicado em 28 de setembro de 2015 às 12h49.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h30.

São Paulo – A palavra Isis pode ser um nome muito comum. Por exemplo: é o nome de uma deusa da mitologia egípcia, Ísis, primogênita do deus da Terra e mulher zelosa. Até Bob Dylan tem uma música com esse título. Mas, de 2014 para cá, a palavra ganhou contornos macabros. O levante do grupo jihadista ISIS (Estado Islâmico do Iraque e Levante) no Oriente Médio fez da palavra sinônimo de mortes e atrocidades. O que fazer, então, quando a sua marca se chama ISIS? Segundo o U.S. Patent and Trademark Office, existem mais de 270 marcas (serviços, produtos ou negócios) com o nome ISIS só nos Estados Unidos. Algumas empresas já trocaram de nome, com medo da associação trazer sérios prejuízos para os negócios. Outras, mantiveram a identidade, confiando que a palavra idêntica não vai remeter diretamente ao grupo. Confira, nas imagens, dez exemplos de marcas que se chamam ou chamaram ISIS
  • 2. 1. Chocolates

    2 /12(Reprodução)

  • Veja também

    A marca belga de chocolate se chamava, originalmente, Italo Suisse. Em 2013, decidiu mudar de nome e escolheu o aparentemente inocente ISIS. A festa durou pouco. Em 2014, com o grupo terrorista ficando famoso, a empresa teve de mudar de ideia. Da ideia original, só sobrou a coroa: a marca mudou para Libeert.
  • 3. 2. Perfume

    3 /12(Reprodução)

  • O ISIS Pour Homme Eau De Toilette Autograph é um perfume fabricado no Reuno Unido. O frasco de 100ml custa entre 17 e 18 libras por lá. Por enquanto, a empresa não mudou de nome e a marca pode ser encontrada nas prateleiras.
  • 4. 3. App

    4 /12(Reprodução)

    O ISIS Wallet era um app de pagamentos mobile lançado em 2010. Três gigantes do setor de telecomunicações - AT&T, Verizon e T-Mobile - tinham se unido para criar o serviço. Em setembro de 2014, a marca mudou de nome para evitar problemas e virou Softcard.
  • 5. 4. Lingerie

    5 /12(Reprodução)

    A marca de varejo britânica Ann Summers criou uma linha de lingeries chamada ISIS, o que não pegou muito bem. Para piorar, os anúncios diziam "ISIS For Women", o que parecia um anúncio de recrutamento. A linha de produtos continua à venda com este nome.
  • 6. 5. Farmacêutica

    6 /12(Reprodução)

    Na Califórnia, há 25 anos existe a ISIS Pharmaceutical (associada a ALS, que recebeu o dinheiro do famoso desafio "Ice Bucket Challenge"). A empresa já disse que não pretende mudar de nome e que a palavra não afetou clientes antigos.
  • 7. 6. Vestidos de noiva

    7 /12(Reprodução)

    A marca americana Isis Bridal and Formal é um pequeno negócio de vestidos de noiva. O dono, Aeran Brent, já disse em entrevistas que não aguenta mais as pessoas pararem para tirar foto da fachada da loja com o nome ISIS.
  • 8. 7. Revista

    8 /12(Reprodução)

    A ISIS Mag era uma revista britânica voltada para a cultura negra. Mas a marca não gostou de começar a ser associada ao grupo terrorista. Os editores acabaram trocando o nome para Zuri Magazine.
  • 9. 8. Empresa de investimentos

    9 /12(Reprodução)

    A britânica Isis Equity Partners, firma de investimentos private equity, resolveu mudar de nome no fim de 2014. Agora ela se chama Living Bridge.
  • 10. 9. Construção

    10 /12(Reprodução)

    A australiana ISIS se chama "ISIS FITOUT AND REFURBISHMENT SPECIALISTS", focada em pequenas reformas para empresas. Por enquanto, ela não decidiu trocar sua marca.
  • 11. 10. Produtos para bebês

    11 /12(Reprodução)

    A rede americana ISIS se propunha a oferecer produtos e serviços para pais e seus bebês. O lema era "Parenting Starts Here" (A Paternidade começa aqui). Mas a empresa fechou as portas de suas 13 filiais nos EUA no começo de 2014 após problemas financeiros.
  • 12. Agora veja as tendências que vêm por aí

    12 /12(Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:AppsChocolatecomida-e-bebidaEmpresasEstado IslâmicoMarcasRoupasTerrorismoTerroristas

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Marketing

    Mais na Exame