Negócios

Apresentado por YPO

Burger King: a sucessão planejada do maior fast-food em operações próprias do Brasil

 Entrevistado no Ypocast, Iuri Miranda comandou o Burger King Brasil por 11 anos e agora é membro do conselho da Zamp, controladora da marca

Iuri Miranda foi entrevistado no Ypocast por Ventura Pires e Duani Reis
 (Murilo Tobias/Divulgação)

Iuri Miranda foi entrevistado no Ypocast por Ventura Pires e Duani Reis (Murilo Tobias/Divulgação)

Duani Reis
Duani Reis

Colunista

Publicado em 4 de maio de 2023 às 12h25.

Última atualização em 15 de maio de 2023 às 17h37.

Iuri Miranda, baiano de Salvador, trabalhou por 20 anos na Exxon Mobil, multinacional americana de óleo e gás, mais conhecida no Brasil pela rede de postos Esso. Nesse tempo esteve em várias posições nas áreas de vendas, operações e customer service.

Em 2010, Iuri recebeu a missão de expandir a marca Burger King no Brasil. A princípio, parece não fazer sentido trocar uma carreira na área de combustíveis para liderar uma rede de fast-food, mas nos últimos anos de Esso, Iuri liderou a área de lojas de conveniência e a operação de postos próprios. Existem muitas similaridades na gestão de pontos de vendas, equipes numerosas e cultura de varejo”,  comenta Iuri sobre a decisão de mudança na carreira.

Em 2010, o Burger King tinha 47 lojas e todos os desafios de enfrentar as grandes redes de fast-food, expandir lojas e estruturar os processos. Iuri e sua equipe fizeram um grande trabalho. Chegaram em 2022 com quase mil restaurantes, sendo 80% deles próprios. Há dois anos, o Burger King se tornou no Brasil, o único país do mundo onde sua marca é escolhida por consumidores como a preferida à frente do seu principal concorrente, o MC Donalds.

No início de 2023, Iuri Miranda deixou o comando da empresa e passou a fazer parte do conselho de administração. Ariel Grunkraut, que liderou as áreas de vendas, marketing e tecnologia assumiu a coroa. Seus desafios são expandir o programa de fidelidades e dobrar para dois mil o número de restaurantes da marca americana no país nos próximos dez anos.

Com exclusividade para o Ypocast, Iuri comenta sobre desafios e decisões importantes nestes anos de expansão, sobre o plano de sucessão da posição de CEO para tornar-se membro do conselho da empresa. Muitos aprendizados de carreira do profissional que liderou uma empresa que ultrapassou R$ 4 bilhões de receitas anuais em 12 anos. Grandes projetos, grandes líderes.

Acompanhe tudo sobre:Líderes Extraordináriosbranded-content

Mais de Negócios

S&P 500: empresa de ex-sócio de Elon Musk é a melhor ação de 2024; veja quanto rendeu

Como o Sebrae impulsiona o empreendedorismo feminino no Brasil

Sucesso nos anos 1980, Nestlé relança Chocolate Surpresa

Maior distribuidora de quadrinhos do mundo entra em recuperação judicial