Compreender as perguntas pode ser mais importante do que obter respostas
Desenvolver a arte de ouvir com atenção para, depois, falar com convicção, é fundamental
Colunista
Publicado em 24 de novembro de 2023 às 09h00.
Última atualização em 15 de fevereiro de 2024 às 12h27.
É normal ao ser humano acreditar que tem respostas para todas as perguntas. Trata-se de uma opinião que, por não ser balizada cientificamente, é carregada de “achismos”.
O pensador Confúcio costumava dizer: “Eu não procuro saber as respostas. Procuro compreender as perguntas”. Isto é ser sábio. Diria, muito sábio.
Qual é o significado das palavras nas perguntas? O que elas querem nos dizer? O que elas transmitem como sentimento?
A profundidade da reflexão sobre as perguntas nos permite ir mais fundo e buscar entender quais seriam as possíveis respostas e qual o significado para cada uma delas. Para uma mesma pergunta pode haver diferentes respostas. Como dizem alguns oradores: depende.
Dar o tempo necessário para analisar as diversas conjecturas sobre o mesmo tema nos engrandece e fortalece em teorias que vamos defender para cada possível resposta estruturada.
Desenvolver a arte de ouvir com atenção para, depois, falar com convicção, é fundamental para dar tempo ao nosso subconsciente consolidar as variáveis e, por fim, concluir o raciocínio.
Ouça com atenção a pergunta e procure entender qual o significado está “por trás”. Assim, certamente você encontrará a resposta mais propícia.