Exame Logo

TD Garantia permite usar títulos do Tesouro Direto como garantia de aluguel e empréstimo

A ferramenta permite que investidores pessoas físicas utilizem títulos públicos do Programa Tesouro Direto como garantia em operações financeiras, como aluguel imobiliário e empréstimos

TD Garantia: medida visa fomentar o mercado de crédito, oferecendo uma alternativa segura para diversas operações financeiras (sakchai vongsasiripat/Getty Images)
Karla Mamona

Editora de Finanças

Publicado em 25 de novembro de 2024 às 14h12.

Última atualização em 25 de novembro de 2024 às 15h16.

O Tesouro Nacional, a B3 e o Banco Central do Brasil lançaram nesta segunda-feira, 25, o TD Garantia. A ferramenta permite que investidores pessoas físicas utilizem títulos públicos do Programa Tesouro Direto como garantia em operações financeiras, como aluguel imobiliário e empréstimos.

A possibilidade de constituir ônus e gravames — o registro de um bem vinculando-o a um contrato — sobre títulos públicos visa fomentar o mercado de crédito, oferecendo uma alternativa segura para diversas operações financeiras.

Veja também

Como o TD Garantia beneficia os investidores

Com o TD Garantia, investidores mantêm a rentabilidade de seus ativos enquanto utilizam os títulos como garantia,contribuindo para a diminuição do risco e dos custos das operações financeiras. Além disso, os títulos preservam sua valorização ao longo do tempo, características que reforçam o Tesouro Direto como o ativo de menor risco de crédito na economia brasileira.

“O TD Garantia é uma das inovações mais importantes do Programa Tesouro Direto nos últimos anos. Após dois anos de grandes esforços do Tesouro Nacional, Banco Central e B3, estamos lançando a possibilidade de a sociedade brasileira utilizar nas suas transações do dia a dia o ativo com a melhor garantia disponível no mercado, os títulos públicos do Tesouro Direto”, afirmou Rogério Ceron, Secretário do Tesouro Nacional.

Diferenciais de segurança e qualidade

Um dos grandes diferenciais do TD Garantia é a constituição de ônus e gravames no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), permitindo a emissão de certidões pelo Banco Central. Essa funcionalidade segue o artigo 26 da Lei nº 12.810, de 2013, garantindo maior segurança nas operações.

Outro destaque está na alta qualidade dos títulos do Tesouro Direto: recompra assegurada pelo Tesouro Nacional, preços pré-estabelecidos e publicados. Essas características proporcionam condições de crédito vantajosas tanto para investidores quanto para instituições financeiras.

Garantia Investe: nova modalidade de caução

Durante o evento de lançamento, a Loft e a corretora Warren anunciaram o Garantia Investe, primeira aplicação do TD Garantia. Com essa solução, investidores podem utilizar títulos do Tesouro Direto como caução em contratos de aluguel intermediados pela Loft.A novidade substitui modalidades tradicionais, como caução em dinheiro ou títulos de capitalização, oferecendo uma alternativa moderna e rentável.

“A possibilidade de inquilinos aplicarem os recursos da caução no Tesouro Direto vai atrair um novo público, democratizando o acesso a investimentos mais seguros e rentáveis”, destacou Mate Pencz, CEO da Loft.

Os 5 prédios com m² mais caro da Faria Lima

Acompanhe tudo sobre:Títulos públicosTesouro DiretoBanco CentralB3Free Paywall

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame