Homem segura saco de dinheiro: segredo dos mais ricos é diversificar investimentos (nito100/Thinkstock)
Da Redação
Publicado em 30 de agosto de 2016 às 15h32.
São Paulo - Não é à toa que os mais ricos atingiram esse status: eles, de fato, sabem investir melhor do que aqueles que têm menos dinheiro para aplicar.
É o que mostra uma pesquisa do Openfolio, aplicativo americano que compara carteiras de investimentos dos seus mais de 75 mil usuários. A conclusão do levantamento é que os 5% mais ricos tiveram mais rendimentos nos últimos doze meses do que os 5% com menos dinheiro investido.
Enquanto os investidores com o portfólio mais valioso ganharam 3,18% sobre o valor total da carteira no período, os com a carteira de menor valor perderam 1,33% do dinheiro aplicado.
Diversificar faz a diferença
Um dos segredos para ganhar mais dinheiro no mercado financeiro, aponta a pesquisa, pode estar no fato de que os investidores que têm um portfólio de maior valor seguem um clássico conselho do mundo dos investimentos: não colocam todos os ovos em uma mesma cesta, ou seja, diversificam as aplicações.
Dados do Openfolio apontam que enquanto 39,73% dos mais ricos investem em apenas uma ação na bolsa, por exemplo, esse porcentual sobe para 70,51% entre os investidores que têm portfólios de menor valor.
Ou seja, os mais ricos se arriscam menos ao investir, limitando o sobe e desce dos ganhos. Essa menor volatilidade da carteira tem impacto positivo sobre o rendimento, sugere o estudo do aplicativo (veja 6 pensamentos pobres que te impedem de ser rico).