Tenho uma dívida em atraso. Como declarar no Imposto de Renda 2019?
Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie você também suas perguntas
Júlia Lewgoy
Publicado em 11 de abril de 2019 às 12h00.
Última atualização em 11 de abril de 2019 às 12h00.
Pergunta do leitor: Eu e meu esposo temos umadívidade 60 mil reais com umbanco. Ela está em atraso e estamos tentando renegociar o pagamento. Devo declarar essa dívida noImposto de Renda 2019? Como faço isso?
Resposta de Eduardo Costa da Silva*:
Todo empréstimo que tenha valor superior a 5 mil reais deve ser declarado no Imposto de Renda 2019. Declare as dívidas na ficha “Dívidas e Ônus Reais”, com o código específico do credor. Informe os empréstimos concedidos por bancos com o código “11 – Estabelecimento bancário comercial”.
No campo “Situação em 31/12/2018”, insira o valor do saldo devedor, que é o valor total do empréstimo menos as parcelas já pagas até a data. No campo "Situação em 31/12/2017", insira o valor do saldo devedor naquela data, caso a dívida tenha sido contraída antes de 2018. E no campo "Valor pago em 2018" informe o total de prestações pagas no ano passado.
No campo “Discriminação”, informe os detalhes da dívida, o nome e CNPJ da instituição que forneceu o empréstimo.Para preencher corretamente o campo, peça ao seu gerente do banco o extrato detalhado das dívidas.
*Eduardo Costa da Silva é sócio responsável pela área tributária doCosta da Silva e Fernandes Rocha Advogados. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e em Tecnologia pela FATEC-SP, possui MBA em Finanças pela FIPECAFI. Leciona matérias jurídico-empresariais em cursos de especialização e MBA.
O site EXAME vai responder diariamente, entre 7 de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie suas perguntas paraseudinheiro_exame@abril.com.br.