Sofisa lança "poupança mais rentável"

Papel de renda fixa atrelada a financiamentos imobiliários é isento de IR e tem liquidez diária após carência de dois meses
 (EXAME.com)
(EXAME.com)
J
Julia WiltgenPublicado em 21/05/2012 às 14:10.

São Paulo – O banco Sofisa Direto, que oferece investimento em CDBs e LCIs pela internet, acaba de lançar uma Letra de Crédito Imobiliário com liquidez diária após 60 dias. Ou seja, após esse prazo, o resgate pode ser feito a qualquer momento. O intuito da nova aplicação é competir com a caderneta de poupança.

A rentabilidade líquida da modalidade será de 90% do CDI, uma vez que para comprar uma LCI não é preciso pagar taxas nem imposto de renda. Ou seja, a rentabilidade indicada no site do Sofisa Direto já é a rentabilidade líquida. Com a Selic igual ou inferior a 8,5% ao ano, a poupança passará a render 70% da Selic. Ou seja, vai render menos que a LCI do Sofisa Direto, uma vez que a Selic e o CDI são taxas de valor próximo.

A liquidez diária aproximará as características da LCI – hoje um tipo de papel de renda fixa com liquidez apenas no vencimento – da caderneta de poupança, pelo menos após a carência de dois meses. Não há valor mínimo de aplicação, e a rentabilidade é a mesma para qualquer valor investido.

A garantia é a mesma da caderneta de poupança: são garantidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) as aplicações no valor de até 70.000 reais. No entanto, é preciso ter em mente que bancos médios costumam ser mais arriscados que os bancos grandes onde as pessoas têm suas contas poupança. O mais aconselhável, nesses casos, é investir menos que 70.000 reais, para ter também o rendimento coberto pelo FGC em caso de quebra da instituição financeira.

Veja Também

Bancos não abrem no feriado de 12 de outubro
Minhas Finanças
Há 23 horas • 2 min de leitura

Bancos não abrem no feriado de 12 de outubro

Poupança tem retirada líquida de R$ 5,9 bilhões em setembro
Minhas Finanças
Há um dia • 3 min de leitura

Poupança tem retirada líquida de R$ 5,9 bilhões em setembro