Recebi uma doação de R$ 20 mil. Devo declarar o IR?

Internauta diz que seu avô doou 20 mil reais para cada um de seus filhos e pergunta se eles devem declarar o IR
Homem segura notas de 100 reais (ThinkStock/Uelder Ferreira)
Homem segura notas de 100 reais (ThinkStock/Uelder Ferreira)
Por Editado por Priscila YazbekPublicado em 07/03/2015 10:00 | Última atualização em 07/03/2015 10:00Tempo de Leitura: 2 min de leitura

Dúvida do internauta:  Meu avô vendeu uma propriedade em 2014 no valor de 160 mil reais. Ele doou 20 mil reais para cada filho (são quatro no total). Os filhos precisam declarar o IR em 2015 por receber esse valor? Lembrando que nenhum dos filhos é obrigado a declarar o IR.

Resposta de especialistas da IOB | Sage*:

A doação recebida em espécie não é tributada pelo Imposto de Renda.

O fato de ter recebido essa doação no valor de 20 mil reais, portanto, não te obriga a apresentar a declaração de ajuste anual, desde que você não esteja enquadrado em nenhuma outra hipótese de obrigatoriedade.

Vale lembrar que a regra de obrigatoriedade relacionada aos rendimentos isentos, como no caso das doações, diz que é obrigado a declarar o IR o contribuinte que tenha recebido rendimentos isentos, não tributáveis ou exclusivos, acima de 40 mil reais em 2014.

Veja a matéria completa sobre quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2015

*A Sage chegou ao Brasil em 2012 com a aquisição das empresas IOB, Folhamatic, EBS, Cenize e Sage XRT. A empresa oferece às pequenas e médias empresas e contadores uma variedade de serviços e softwares para gestão empresarial. A Sage tem cerca de 13 mil colaboradores em 23 países, incluindo Reino Unido e Irlanda, Europa Continental, América do Norte, África do Sul, Austrália, Ásia e Brasil.