Invest

Pagamento de licenciamento de veículos em SP começa na próxima semana; veja calendário

Os motoristas que não licenciarem o veículo no prazo estabelecido cometem uma infração gravíssima

Licenciamento: calendário de pagamento termina em dezembro (Andrew Harrer/Bloomberg News/Bloomberg)

Licenciamento: calendário de pagamento termina em dezembro (Andrew Harrer/Bloomberg News/Bloomberg)

Karla Mamona
Karla Mamona

Editora de Finanças

Publicado em 27 de junho de 2023 às 11h26.

Última atualização em 30 de junho de 2023 às 15h56.

Em São Paulo, o pagamento do licenciamento de veículos de 2023 começa no dia 1º de julho. Os primeiros a pagar a taxa são os proprietários de veículos com placa final 1 e 2. Para este grupo, o prazo final encerra dia 31 de julho.

No mês de agosto, é a vez dos proprietários de veículos com placa 3 e 4. No mês seguinte, em setembro, é a vez dos proprietários de veículos com placas 5 e 6. Veja abaixo o calendário de Licenciamento do Estado de São Paulo para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque:

Calendário de licenciamento 2023 São Paulo

Calendário de licenciamento 2023 São Paulo (Detran-SP)

Como pagar

Em todos os casos, para o processo ser concluído, o imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) deverá estar quitado integralmente, assim como todos os débitos do veículo, por exemplo, todas as multas exigíveis e a taxa de licenciamento anual, que será de R$ 155,23 em 2023.

O ajuste no valor é feito com base na divulgação da Coordenação da Administração Tributária do Estado de São Paulo, considerando que o valor da Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (Ufesp) é reajustado anualmente.

O licenciamento é totalmente online, feito pelo sistema bancário, sem necessidade de se dirigir até uma unidade do Detran.SP ou do Poupatempo.

Os motoristas que não licenciarem o veículo no prazo estabelecido cometem uma infração gravíssima, que pode acarretar uma série de problemas para o condutor, como remoção do veículo ao pátio, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Como licenciar

Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo, caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa Econômica Federal) ou nas lotéricas os débitos do veículo, como IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento.

O documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ nos portais do Poupatempo, Detran.SP e Senatran, além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O motorista poderá imprimir em papel sulfite comum (A4-branca).

Acompanhe tudo sobre:IPVACidadescidades-brasileiras

Mais de Invest

Fed: John Williams diz que alta nos salários ainda não desacelerou de modo consistente

UBS anuncia mudanças na diretoria em etapa final da fusão com Credit Suisse

Buffett, Zuckerberg e Musk: além de Sam Altman, veja quem vai doar fortuna para caridade

Adeus, rali do Ibovespa? Veja se Selic a 10% a.a. pode fazer bolsa murchar

Mais na Exame