Minhas Finanças

Itaú lança serviço de compra de dólar pelo cartão de crédito

Clientes poderão comprar dólares, euros e libras esterlinas diretamente pelo cartão de crédito, com desconto do saldo da conta corrente ou do rotativo do cartão


	Cédulas de dólar: novo serviço do Itaú pode ser habilitado mesmo durante a viagem
 (Getty Images)

Cédulas de dólar: novo serviço do Itaú pode ser habilitado mesmo durante a viagem (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2014 às 08h00.

São Paulo - A partir de agora, correntistas do Itaú poderão comprar dólares americanos, euros e libras esterlinas pelo seu cartão de crédito

Segundo o banco, o valor da compra das moedas estrangeiras é descontado diretamente do saldo da conta corrente, ou do limite do rotativo do cartão do cliente. 

A cotação usada é aquela vigente no momento da operação e é cobrado o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), de 0,38%.

A compra pelo cartão permite que o cliente fixe uma taxa de câmbio com antecedência, evitando, por exemplo, ficar sujeito a arcar com uma taxa maior ao comprar a moeda apenas no momento da viagem.

Comprar a moeda estrangeira com antecedência e em dias diferentes é uma orientação feita por muitos especialistas porque dessa forma é possível comprar a moeda por uma cotação média, evitando o risco de pagar uma cotação mais alta ao fazer o processo de uma só vez. 

Ainda que essa mesma vantagem possa ser obtida ao comprar a moeda em espécie, a compra pelo cartão pode trazer mais segurança praticidade.

Outro benefício ainda é a possíbilidade de pagar o IOF de 0,38%, já que ao usar o cartão de crédito no exterior, sem fazer a compra da moeda antecipada, o imposto cobrado sobe para 6,38%.

Mesmo durante a viagem no exterior, se o cliente não tiver previamente adquirido a moeda estrangeira, ele poderá habilitar a nova linha do cartão de crédito e adquirir o valor necessário.

O serviço do Itaú assemelha-se à compra de moeda estrangeira por meio de cartões pré-pagos, que funcionam como cartões de débito, mas com a facilidade de concentrar tudo em um único cartão, no caso o de crédito.

Além disso, segundo o Itaú, o uso do novo serviço para aquisição das moedas conta também com a vantagem de pontuação no programa de recompensas do cartão. Normalmente a compra de moeda via cartões pré-pagos não conta com essa vantagem.

Itaú Travel Money

Outra opção para compra de moedas estrangeiras é o cartão pré-pago Itaú Travel Money, disponível nas bandeiras MasterCard e Visa, ambos na versão Platinum.

Os cartões podem ser carregados com dólar americano, euro ou libra esterlina e também fixam a taxa de câmbio do momento da aquisição ou recarga do cartão. O cliente consegue recarregar o cartão pelo internet banking ou pelo aplicativo do Itaú para celular e tablet.

Mais de Minhas Finanças

Bolsa Família 2025: governo divulga calendário para o próximo ano; veja as datas

Novos negócios e viagens: os gastos de quem ganha mais de US$ 100 mil por ano

Procon abre novo procedimento de fiscalização contra a Enel por falta de energia em SP

Veja como fazer bolão da Mega da Virada 2024