IR 2022: Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (Marcello Casal/Agência Brasil)
Karla Mamona
Publicado em 20 de setembro de 2022 às 08h51.
A Receita Federal deve liberar a consulta ao quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda 2022 nesta sexta-feira, 23. A liberação ocorre sempre uma semana antes da data de pagamento.
O quinto lote será pago aos contribuintes no dia 30 de setembro, conforme o calendário divulgado pela Receita no começo do ano.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 ano, deverá pedir novamente o pagamento.
Vale destacar que se o contribuinte não estiver no último lote de pagamento da restituição do Imposto de Renda, ele deve ter caído na malha fina. A orientação é entrar no site da Receita e se a declaração não tiver liberada, será necessário retificá-la. A declaração pode ter sido retida pela Receita por conta de erros ou irregularidades em seu preenchimento.
Quem tiver a declaração retida na malha fina pode verificar o extrato da declaração e as pendências no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Para isso, é preciso cadastrar um código de acesso no próprio site da Receita.