IR 2017: Resgatei minha previdência privada. Tenho que declarar?
Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2017. Envie você também suas perguntas
Anderson Figo
Publicado em 17 de março de 2017 às 11h00.
Última atualização em 17 de março de 2017 às 11h00.
Pergunta do leitor: Tinha uma previdência privada do tipoVGBL(Vida Gerador de Benefícios Livres) e fiz o resgate total no ano passado.
Saquei todo o dinheiro de uma só vez, cerca de 100 mil reais. Tudo está na minha contapoupança. Preciso declarar isso noImposto de Renda? Como?
Resposta de Valdir Amorim*:
Sim. O valor resgatado deve ser informado na ficha "Rendimentos sujeitos à tributação Exclusiva/Definitiva", na linha 12.
Na coluna Discriminação da ficha “Bens e Direitos", informar que o plano foi resgatado, deixando a coluna 31.12.2016 em branco.
Na conta poupança, informada na ficha "Bens e Direitos", acrescer o valor de 100 mil reais na coluna "31.12.2016".
*Valdir de Oliveira Amorim é coordenador editorial-tributário da IOB da Sage, professor universitário, mestre em Ciências Sociais e Contabilidade, pós-graduado em Direito Tributário, coordenador de cursos de pós-graduação, palestrante, conferencista, mediador em seminários e congressos, doutorando em Contabilidade; especialista há mais de 20 anos em Imposto de Renda, PIS/COFINS, IOF, ITR, CIDE e legislação societária, comercial e tributária.
EXAME.com vai responder diariamente, entre 2 de março e 28 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2017. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br .