Exame Logo

INSS prorroga por mais 60 dias suspensão da prova de vida de aposentados

O governo também anunciou nesta terça a expansão do uso da prova de vida por biometria facial, de 500 mil pessoas no projeto piloto para os 5,3 milhões de aposentados e pensionistas

AB

Agência Brasil

Publicado em 23 de fevereiro de 2021 às 13h16.

Última atualização em 23 de fevereiro de 2021 às 13h17.

Em razão da continuidade da pandemia de covid-19 , o Ministério da Economia e o Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS ) anunciaram nesta terça-feira, 23, a prorrogação por mais de 60 dias da suspensão da necessidade de prova de vida para aposentados e pensionistas. "É uma medida para dar tranquilidade a todos os aposentados e pensionistas", destacou o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco.

O governo também anunciou nesta terça a expansão do uso da prova de vida por biometria facial, de 500 mil pessoas no projeto piloto para os 5,3 milhões de aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida em 2020.

Veja também

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, explicou que a prova de vida digital poderá ser feita por meio do aplicativo "Meu gov.br", sem que as pessoas precisem ir a uma agência bancária. As informações serão comparadas com as bases de dados biométricos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

"A partir de maio, a prova de vida voltará a ser obrigatória. E isso pode ser feito também pelo celular, sem sair de casa", detalhou Rolim. "Estamos confiantes de que a maior parte da população conseguirá fazer a prova de vida de maneira simples", completou.

Para Bianco, a tecnologia possibilitará que servidores do INSS possam ser remanejados para outras áreas do órgão. "De maneira otimista, a pandemia nos obrigou a tomar com mais rapidez medidas que já tomaríamos. A prova de vida digital traz dinâmica segurança, praticidade e faz com que possamos ser mais objetivos e simples na prestação dos serviços. A população ganha e o setor público também ganha", avaliou.

O INSS já começou a notificar, via SMS e e-mail, os 5,3 milhões de aposentados e pensionistas elegíveis nesta etapa da prova de vida digital. O número é equivalente à quantidade de beneficiários que não fizeram a prova de vida no ano passado, segundo o presidente do órgão, Leonardo Rolim.

O INSS divulgou um passo a passo do procedimento, que pode ser visto no YouTube. O resultado da validação facial pode depois ser consultado no aplicativo Meu INSS.

Desde março do ano passado, a exigência da prova de vida anual para o recebimento de benefícios está suspensa em razão da pandemia do novo coronavírus, que dificultou a realização do procedimento presencialmente. A suspensão da obrigatoriedade vem sendo prorrogada desde então.

Acompanhe tudo sobre:Aposentadoria pelo INSSCoronavírusINSSMinistério da EconomiaPandemia

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame