Minhas Finanças

Fundos que seguem a inflação são boa pedida?

Internauta estuda a possibilidade de investir em algum fundo que compra títulos públicos atrelados à inflação com diversos prazos de vencimento

Inflação: fundos que compram títulos públicos atrelados ao IPCA estão em alta entre os investidores

Inflação: fundos que compram títulos públicos atrelados ao IPCA estão em alta entre os investidores

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2012 às 07h48.

Priorizar nos meus resultados Google

Pergunta do internauta: Gostaria de saber se investir em fundos que replicam o IMA-B [um índice de títulos públicos atrelados à inflação] pode ser um bom investimento, tendo em vista as perspectivas de aumento da inflação. (Pablo Grosch)

Resposta de Bolivar Godinho*

Prezado Pablo,

O seu raciocínio está correto para um cenário de alta da inflação.

Entretanto, é difícil encontrar um fundo de investimento que adote uma estratégia específica, já que os gestores diversificam a carteira. Sugiro adquirir títulos públicos NTN- B no Tesouro Direto. Compare os custos de taxa de custódia e de negociação no Tesouro Direto com a taxa de administração dos fundos.

*Bolivar Godinho atuou por 33 anos no mercado financeiro em cargos de direção na área de asset management dos bancos Noroeste e Fibra, é professor da FIA e concluiu recentemente doutorado sobre fundos de investimento na FEA-USP.

Envie suas dúvidas financeiras para seudinheiro_exame@abril.com.br 

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasEstatísticasInflaçãoIPCAIndicadores econômicosFundos de investimentofundos-de-renda-fixa

Mais de Minhas Finanças

Oportunidade ou armadilha? Por que os leilões de imóveis estão oferecendo descontos tão altos

Leilão oferece motos de luxo com descontos de até 30%; veja como participar

Como participar do leilão de eletroeletrônicos das Casas Bahia? Veja passo a passo

Casas Bahia faz leilão de eletrônicos e eletrodomésticos pela internet