Ferramenta mostra quanto vale o seu imóvel

Mapa de Preços do portal ZAP também mostra se o valor do imóvel está de acordo com outros anúncios na região

	Prédios no centro de São Paulo: comprador e vendedor tem mais informações sobre preços na ferramenta
 (Marcos Santos/USP Imagens)
Prédios no centro de São Paulo: comprador e vendedor tem mais informações sobre preços na ferramenta (Marcos Santos/USP Imagens)
M
Marília AlmeidaPublicado em 18/09/2015 às 14:48.

São Paulo - O portal de classificados de imóveis online ZAP acaba de lançar o Mapa de Preços, que permite ao proprietário de um imóvel residencial saber quanto vale o seu apartamento nas principais cidades do Brasil.

O recurso mostra o valor atualizado de qualquer apartamento de um prédio específico que tenha sido anunciado no portal nos últimos dez anos, tomando como base o último anúncio registrado.

O Mapa de Preços possibilita a pesquisa por região, bairro e até rua, o que pode ser interessante não só para consultar o valor do seu imóvel, mas para fazer a comparação com outras propriedades. A ferramenta é gratuita.

Ao tomar como base o valor do último anúncio do imóvel, a ferramenta estima o seu preço atual considerando diversos fatores, como a construção de um shopping ou um prédio no entorno do imóvel que podem ter impactado o preço de forma positiva ou negativa. 

A correção do preço também é feita pelo índice FipeZAP, que mostra a valorização média do metro quadrado na região com base nos anúncios.

A precificação dos imóveis inclui ainda um desconto de 6,5%, que é a redução média no valor de venda obtida por compradores de imóveis no país após a negociação das unidades.

O ZAP ressalta que as estimativas de preços de imóveis disponíveis no serviço não devem ser confundidas com avaliações imobiliárias, para as quais é necessária a contratação de um profissional especializado

Assim como o ZAP, os sites 123i e Quanto vale o meu apê também permitem ao usuário encontrar estimativas sobre o valor de diversos tipos de imóveis ou de unidades semelhantes em um mesmo bairro, tanto para venda como aluguel.

Passo a passo

O usuário deve acessar a página do Mapa de Preços e digitar o endereço do prédio no campo de busca ou aproximar o mapa para realizar a pesquisa dos valores em uma região específica.

Ao digitar o endereço ou clicar em um dos pontos vermelhos registrados no mapa, é possível ver a foto da fachada do imóvel, área útil, número de dormitórios e o preço estimado da unidade, baseado no último anúncio disponível no ZAP.