Minhas Finanças

Consigo sacar a previdência privada fechada antes do prazo?

Internauta tem plano de previdência privado patrocinado pela empresa e pergunta se poderia resgatar sacar o valor investido antes do prazo de resgate


	Dinheiro: Para especialista, não vale a pena sacar resursos de previdência patrocinada por empresa
 (Stock.xchng)

Dinheiro: Para especialista, não vale a pena sacar resursos de previdência patrocinada por empresa (Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2012 às 14h57.

Dúvida do internauta: Tenho um plano de previdência privada fechada (PGBL) que está em uma empresa que me desliguei há seis anos. Pelas regras do plano, eu só me torno apto resgatar o valor aos 55 anos, portanto faltam ainda três anos. Estou em dificuldades financeiras e por isso pergunto: existe alguma forma de sacar o saldo que está em conta, sendo que este saldo se divide entre participante e patrocinadora? Efetuando a portabilidade, os bancos dizem que devo deixar o valor investido por pelo menos 15 anos, isto está correto? Dado o cenário, qual seria a melhor alternativa para eu me capitalizar? 

Resposta de Fernando Meibak*: 

Os fundos de previdência fechados de empresas corporativas têm regras que estabelecem as condições para que os participantes possam sacar os recursos depositados pela patrocinadora do plano. Pelo que você comenta, você somente poderá sacar em três anos. Precisaria conhecer melhor os detalhes de seu plano, mas você deve evitar ao máximo perder os direitos de sacar os valores depositados pela empresa. É um benefício muito importante! Em geral, não há restrições para você sacar os recursos que você depositou.

Não há a possibilidade de sacar recursos dividindo entre parcela do participante e parcela da patrocinadora se você está num período que não permite saques. Se seu plano permitirá a você sacar todos os recursos aos 55 anos, não vale a pena você pensar em portabilidade. Para que você consiga captar recursos, as melhores linhas de crédito no mercado para pessoas físicas são: crédito consignado, financiamento de veículos e crédito pessoal. Muito cuidado com endividamento! 

* Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta de especialista? Deixe seu comentário abaixo!

Envie outras perguntas sobre aposentadoria para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:Dívidas pessoaispatrimonio-pessoalPlanos de previdênciaPrevidência privada

Mais de Minhas Finanças

Bolsa Família 2025: governo divulga calendário para o próximo ano; veja as datas

Novos negócios e viagens: os gastos de quem ganha mais de US$ 100 mil por ano

Procon abre novo procedimento de fiscalização contra a Enel por falta de energia em SP

Veja como fazer bolão da Mega da Virada 2024