Minhas Finanças

Como incluir "dependentes de dependentes" no Imposto de Renda 2019?

Especialista responde dúvida de leitora sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie você também suas perguntas

 (Anderson Figo/Exame)

(Anderson Figo/Exame)

Anderson Figo

Anderson Figo

Publicado em 8 de março de 2019 às 15h55.

Pergunta da leitora: Minha mãe é aposentada e responsável legal de dois netos (meus sobrinhos), porém, como a ajudo financeiramente, vou incluí-la como minha dependente na declaração de Imposto de Renda 2019.

Minha dúvida é: como faço pra incluir os meus sobrinhos, cuja guarda judicial está com a minha mãe, como meus dependentes também?

Resposta de Valdir Amorim*:

Os seus sobrinhos não podem ser deduzidos como dependentes na sua declaração, por você não ter a guarda judicial em seu nome. Desse modo, a sua mãe pode ser deduzida como sua dependente, mas seus sobrinhos não.

Os sobrinhos (netos dela) somente poderiam ser deduzidos como dependentes na declaração de sua mãe, se ela declarasse em separado. Veja todas as regras para declarar dependentes no Imposto de Renda 2019.

*Valdir de Oliveira Amorim é coordenador editorial-tributário IOB, da Sage Brasil, professor universitário, mestre em Ciências Sociais e Contabilidade, pós-graduado em Direito Tributário, coordenador de cursos de pós-graduação, palestrante, conferencista, mediador em seminários e congressos, doutorando em Contabilidade; especialista há mais de 20 anos em Imposto de Renda, PIS/COFINS, IOF, ITR, CIDE e legislação societária, comercial e tributária.


O site EXAME vai responder diariamente, entre 7 de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:Dicas de Imposto de RendaDinheiroImposto de Renda 2020Impostosreceita-federal

Mais de Minhas Finanças

Mega-Sena acumulada: quanto rendem R$ 30 milhões na poupança

Receita alerta sobre novo golpe que envolve doações; veja como se proteger

RS: governo dispensa documento para saque calamidade do FGTS

Sem ganhador, Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 30 milhões

Mais na Exame