Invest

Como declarar conta no banco no Imposto de Renda 2024

Veja quem é obrigado a declarar conta-corrente no Imposto de Renda 2024 e como preencher a declaração

 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

(Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 30 de maio de 2024 às 06h00.

Precisa declarar a conta bancária no Imposto de Renda 2024 quem tinha a partir de 140 reais em 31 de dezembro de 2023. É fundamental ter em mãos o informe de rendimentos. Em geral, as instituições bancárias disponibilizam o documento por meio do aplicativo ou internet banking.

O informe já mostra as informações como elas devem aparecer na declaração. O documento informa o saldo da conta corrente em 2022 e 2023 e também a razão social e CNPJ da instituição financeira.

Além de facilitar o preenchimento da declaração, observar o informe é importante porque qualquer diferença entre os dados passados pelo banco e os informados pelo contribuinte à Receita podem fazer com que o correntista caia na malha fina.

Passo a passo para declarar conta no IRPF

  1. O contribuinte deve informar o saldo da conta corrente na ficha de “Bens e Direitos” com o código “61 – Depósito bancário em conta corrente no País”, e preencher o nome e o CNPJ do banco, além do número da agência e da conta.
  2. Em “Situação em 31/12/2022”, o contribuinte deve declarar o saldo da conta corrente nessa data. Caso a conta tenha sido iniciada no ano passado, deve deixar o campo em branco. Da mesma forma, em “Situação em 31/12/2023”, deve informar a quantia que estava depositada na conta nesse dia.
  3. Se o contribuinte tiver mais de uma conta corrente, precisa fazer uma declaração separada para cada conta. Se tiver uma conta conjunta, cada um dos titulares deve declarar metade do saldo na sua declaração e informar que a conta é conjunta. Contas digitais devem ser declaradas da mesma forma que contas correntes tradicionais.

 Conta com saldo negativo

Somente quem tinha conta corrente com saldo negativo a partir de 5 mil reais em 31 de dezembro de 2023 é obrigado a declarar a dívida no Imposto de Renda 2024. O contribuinte deve informar o saldo negativo da conta na ficha “Dívidas e Ônus Reais” e selecionar o código “11 – Estabelecimento bancário comercial”. Depois, basta preencher o nome e o CNPJ do banco, além do número da agência e da conta.

Em “Situação em 31/12/2022”, o contribuinte deve informar a quantia que estava depositada na conta nesse dia, descrita no informe de rendimento. Caso a conta tenha sido iniciada no ano passado, deve deixar o campo em branco. Em “Situação em 31/12/2023", deve declarar o saldo de zero reais, já que o campo não aceita números negativos.

No campo “Discriminação”, o contribuinte deve explicar que o saldo negativo é por conta de uma dívida no cheque especial.

Acompanhe tudo sobre:Dicas de Imposto de RendaImposto de Renda 2024Impostos

Mais de Invest

‘Independência financeira liberta’: Women in Finance discute gestão patrimonial para mulheres

Bancos centrais compram um quinto do ouro do mundo e querem aumentar aposta

Quina de São João: veja os números mais sorteados da história

Ibovespa sobe e recupera os 120 mil antes de decisão do Copom; dólar bate máxima em 18 meses

Mais na Exame