BTG Pactual digital zera taxa de corretagem de minicontratos
Até então, custavam R$ 0,95 por contrato. Em 2019, foram negociados 1,95 bilhão de minis na B3, que representam quase metade do total transacionado na bolsa
Da Redação
Publicado em 3 de fevereiro de 2020 às 13h27.
Última atualização em 3 de fevereiro de 2020 às 15h05.
São Paulo - A carteira de investimentos do banco BTG Pactual, o BTG Pactual digital, zerou a taxa de corretagem das operações de minicontratos de índice e de dólar, queaté então custavam 0,95 de real por contrato negociado. Em 2019, foram negociados 1,95 bilhão desses contratos na B3, que representam quase metade do total transacionado na bolsa, segundo dados da B3.
O minicontrato de dólar representa uma fração de 20% do contrato futuro de dólar. Enquanto o contrato de dólar futuro possui um valor de lote de 50 mil reais, o valor do lote do mini é de 10 mil reais. "O minicontrato de dólar é um instrumento utilizado tanto para proteção (hedge) quanto para especulação no curto prazo", escreve Tiago Reis, fundador da Suno, em seu site.
O mini índice também representa 20% da pontuação do índice cheio.
O BTG Pactual digital também não cobra taxa de corretagem para os fundos imobiliários , nem taxa de carregamento para os planos de previdência .
Além disso, foi a primeira plataforma a zerar todas as taxas de administração, performance, gestão e custódia de um fundo de investimento para o varejo, o Tesouro Selic Simples.
O fundo atualmente conta com cerca de 1,14 bilhão de reais de patrimônio líquido e mais de 23 mil cotistas.
Outros quatro fundos de investimento foram lançados ou tiveram suas taxas de administração reduzidas para 0,10% a.a. no ano passado, tornando-se os mais baratos do mercado em suas respectivas categorias: o BTG Pactual digital Dólar FI Cambial , BTG Pactual Indexado Ibovespa FIA , BTG Pactual Ouro FIM e BTG Pactual Ouro USD FIM .