Exame Logo

Bolsa Família: governo bloqueia 1,2 milhão de benefícios; veja como regularizar a situação

As pessoas que tiveram o benefício bloqueado entraram no cadastro do governo federal no segundo semestre de 2022

Bolsa Família: quem teve o benefício bloqueado este mês receberá um SMS no número telefônico informado (Governo Federal/Flickr)
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 12 de abril de 2023 às 16h02.

Última atualização em 12 de abril de 2023 às 16h12.

O Ministério do Desenvolvimento informou nesta quarta-feira, 12, que bloqueou o pagamento de 1,2 milhão de beneficiários do Bolsa Família em abril. O bloqueio ocorreu após o governo realizar o processo de Qualificação do Cadastro Único.

De acordo com o governo, as pessoas que tiveram o benefício bloqueado entraram no cadastro do governo federal no segundo semestre de 2022 informando que moram sozinhas e, agora, necessitam atualizar as informações para voltar a receber o benefício. O objetivo da ação do governo é verificar as famílias que são realmente unipessoais.

Veja também

Bolsa Família bloqueado. O que fazer?

Quem se cadastrou nos últimos seis meses do ano passado, mora sozinho e teve o benefício bloqueado neste mês de abril, tem até 60 dias para ir ao posto de atendimento de seu município e atualizar as informações do Cadastro Único.

A pessoa deve levar os documentos ao posto de atendimento, atualizar o cadastro e assinar um termo em que afirma que mora sozinha.

A pessoa deve levar os documentos ao posto de atendimento, atualizar o cadastro e assinar um termo em que afirma que mora sozinha. Depois disso, o município pode desbloquear o benefício. As parcelas bloqueadas serão pagas de forma retroativa.

SMS

Quem teve o benefício bloqueado este mês receberá um SMS no número telefônico informado, nesta quarta-feira (12/4), com a seguinte mensagem: “ MDS INFORMA: Se você mora sozinho (a), atualize o cadastro para o Bolsa Família. Se mora com a sua família, cancele o seu Cadastro Único no aplicativo”.

-(Ministério da Desenvolvimento/divulgação/Divulgação)

Moro com a minha família, mas me cadastrei como unipessoal. E agora?

Quem mora com a família e se cadastrou como unipessoal não deve procurar o posto de atendimento agora. Nestes casos, a pessoa deve solicitar o cancelamento de seu cadastro pelo aplicativo do Cadastro Único ( https://www.gov.br/cidadania/pt-br/cadunico/app-cadunico ).

No aplicativo, a pessoa deve logar e entrar em Consulta Completa, onde haverá a opção de cancelar o cadastro. A pessoa pode, depois de cancelar o cadastro, sem pressa, agendar o atendimento para fazer um novo cadastro corretamente, na família com a qual vive. E, se estiver dentro das regras de recebimento do Bolsa Família, vai poder entrar no programa.

Acompanhe tudo sobre:Bolsa famíliaBenefícios

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame