Bolsa Família: governo bloqueia 1,2 milhão de benefícios; veja como regularizar a situação
As pessoas que tiveram o benefício bloqueado entraram no cadastro do governo federal no segundo semestre de 2022
Redação Exame
Publicado em 12 de abril de 2023 às 16h02.
Última atualização em 12 de abril de 2023 às 16h12.
O Ministério do Desenvolvimento informou nesta quarta-feira, 12, que bloqueou o pagamento de 1,2 milhão de beneficiários do Bolsa Família em abril. O bloqueio ocorreu após o governo realizar o processo de Qualificação do Cadastro Único.
De acordo com o governo, as pessoas que tiveram o benefício bloqueado entraram no cadastro do governo federal no segundo semestre de 2022 informando que moram sozinhas e, agora, necessitam atualizar as informações para voltar a receber o benefício. O objetivo da ação do governo é verificar as famílias que são realmente unipessoais.
Bolsa Família bloqueado. O que fazer?
Quem se cadastrou nos últimos seis meses do ano passado, mora sozinho e teve o benefício bloqueado neste mês de abril, tem até 60 dias para ir ao posto de atendimento de seu município e atualizar as informações do Cadastro Único.
A pessoa deve levar os documentos ao posto de atendimento, atualizar o cadastro e assinar um termo em que afirma que mora sozinha.
A pessoa deve levar os documentos ao posto de atendimento, atualizar o cadastro e assinar um termo em que afirma que mora sozinha. Depois disso, o município pode desbloquear o benefício. As parcelas bloqueadas serão pagas de forma retroativa.
SMS
Quem teve o benefício bloqueado este mês receberá um SMS no número telefônico informado, nesta quarta-feira (12/4), com a seguinte mensagem: “ MDS INFORMA: Se você mora sozinho (a), atualize o cadastro para o Bolsa Família. Se mora com a sua família, cancele o seu Cadastro Único no aplicativo”.
Moro com a minha família, mas me cadastrei como unipessoal. E agora?
Quem mora com a família e se cadastrou como unipessoal não deve procurar o posto de atendimento agora. Nestes casos, a pessoa deve solicitar o cancelamento de seu cadastro pelo aplicativo do Cadastro Único ( https://www.gov.br/cidadania/pt-br/cadunico/app-cadunico ).
No aplicativo, a pessoa deve logar e entrar em Consulta Completa, onde haverá a opção de cancelar o cadastro. A pessoa pode, depois de cancelar o cadastro, sem pressa, agendar o atendimento para fazer um novo cadastro corretamente, na família com a qual vive. E, se estiver dentro das regras de recebimento do Bolsa Família, vai poder entrar no programa.