Bancos realizam Black Friday das dívidas e cortam juros
Santander, Banco do Brasil, Itaú e Caixa oferecem descontos em taxas de empréstimos nesta semana
Marília Almeida
Publicado em 24 de novembro de 2016 às 17h30.
Última atualização em 25 de novembro de 2016 às 11h29.
São Paulo - Os bancos também participam da sexta-feira de descontos, a Black Friday. Itaú, Santander, Banco do Brasil e Caixa reduziram juros e taxas cobradas de clientes em algumas modalidades de empréstimos.
O Banco do Brasil irá reduzir em 0,10 ponto porcentual a taxa de juros para quem financiar veículos pelo aplicativo do banco até este domingo (27). A taxa média cobrada pelo banco na modalidade é de 2,06% ao mês, de acordo com a última pesquisa do Banco Central. A taxa mínima para financiamento pelo aplicativo BB no período promocional é a partir de 1,36% ao mês. Na próxima segunda-feira, a taxa mínima retorna para o patamar anterior: 1,46% ao mês.
Já o Santander oferece crédito pessoal e crédito consignado com taxas de juros reduzidas em 15% efinanciamento de veículos com 10% de desconto nas taxas cobradasaté esta sexta-feira (25) ( veja 5 opções de empréstimos que costumam ter juros mais baixos ). As taxas cobradas pelo banco nas modalidades são de, em média, 4,24%; 2,87%; e 2,03% ao mês, respectivamente. O desconto também vale para ocrédito pessoal com imóvel como garantia.
O banco oferece ainda 15% de desconto no valor da dívida em renegociações e também diminuiu em 14% a taxa de administração cobrada em consórcio de veículos.
A Caixa também reduz até esta sexta-feira (25) as taxas mínimas de juros para linhas de crédito pessoal (CDC, Consignado e Crédito Auto), nas quais cobra, em média, 5,04%; 2,84% e 2% ao mês, respectivamente. Nas operações de renegociação de dívidas feitas nesta semana, o cliente pode obter redução de até 20% na taxa de juros cobrada.
Já o Itaú oferece 20% de desconto na taxa de administração cobrada em consórcio de imóveis e veículos até o a próxima quarta-feira (30).
Cuidados antes de tomar crédito
Mesmo com taxas de juros menores, pegar um empréstimo sempre tem que ser uma escolha consciente e fazer parte do seu planejamento financeiro , segundo especialistas em finanças pessoais.
Antes de fazer a operação, é sempre válido checar se você não tem uma forma mais eficaz de conseguir dinheiro, reduzindo gastos supérfluos, por exemplo. E, se o empréstimo for mesmo a sua melhor alternativa disponível, faça uma pesquisa de juros e escolha a modalidade de crédito mais adequada para o seu caso.
No site do Banco Central, você consegue saber a taxa de juros média cobrada por cada instituição, por modalidade de empréstimo. Veja também como escolher a melhor opção de crédito para você.