Exame Logo

Arroz a R$ 40: o preço dos alimentos vai voltar ao normal?

A alta nos preços atingiu o bolso da população. Na contramão, a inflação oficial do país está abaixo da meta estipulada pelo governo. Como isso é possível?

Alimentação: na contramão da inflação, preço dos alimentos subiu no últimos meses e pesou no bolso dos brasileiros (Uber Eats/Divulgação)
BC

Beatriz Correia

Publicado em 21 de setembro de 2020 às 19h00.

Quarenta reais. Geralmente era possível ir ao mercado e comprar alguns itens com esse valor. Mesmo que não muitos, ainda assim alguns itens, no plural.

Pelo menos era o que o brasileiro estava acostumado. Agora, dependendo do supermercado, você consegue comprar apenas um pacote de arroz . Nada além disso.

Veja também

Um levantamento feito pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, na USP, mostra que a alta do arroz chega a 100% em 12 meses.

Por outro lado, a inflação subiu apenas 2,44% em 12 meses. A inflação, que é basicamente a alta de preços, é medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA.

A alta nos preços dos alimentos atingiu em cheio o bolso da população. Na contramão, a inflação oficial do país está abaixo da meta estipulada pelo governo. Como isso é possível?

No episódio #004 do Exame Agora, nós conversamos com economistas para entender porque o preço dos alimentos subiu tanto, e se em algum momento eles vão voltar ao que nós estávamos acostumado.

Acompanhe tudo sobre:AlimentosInflaçãoIPCAPreços

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame