Vale: HSBC reitera recomendação de compra das ações
Analistas projetam o anúncio de planos de investimentos de US$ 20 bi para 2011
Da Redação
Publicado em 13 de outubro de 2010 às 17h01.
São Paulo - Relatório do HSBC divulgado nesta quarta-feira (13) estima que a Vale (VALE3); (VALE5) anuncie no próximo dia 18 um plano de investimentos para 2011 da ordem de 20 bilhões de dólares. "Esperamos que a empresa mantenha seu foco em sua divisão de minério de ferro, enquanto desenvolve projetos de fertilizantes", projetam Jordi Dominguez e Jonathan Brandt.
A dupla prevê que a Vale continuará focando no segmento de minério de ferro e sugere que o projeto Simandou, na África Ocidental, pode ser acelerado. "Ele requer gastos pesados em investimentos, já que as exigências de infraestrutura são significativas. A Vale precisa construir e expandir ferrovias e portos, bem como desenvolver um novo projeto de minério de ferro", diz o relatório.
Além disso, também é esperado que a mineradora desenvolva projetos de fertilizantes em seu planejamento estratégico, uma vez que realizou aquisições de ativos em países como Brasil, Canadá e Argentina, no início deste ano.
Em paralelo, Dominguez e Brandt classificam como "o maior risco" deste plano de investimento a escassez de pessoal especializado no mercado. "Esse problema não é só da Vale, mas da indústria como um todo. A mineradora, através do desenvolvimento de uma universidade interna, realizou um esforço consistente para minimizar esse problema, mas mesmo assim acreditamos que o risco continua concreto. Grandes empresas de mineração, como a Vale, tendem a ter acesso às melhores equipes de engenharia, porém, a enorme quantidade de projetos de mineração em desenvolvimento no mundo todo agravou a escassez de pessoal qualificado", atentam os analistas.
O HSBC tem classificação de overweight (desempenho acima da média de mercado) para as ações ordinárias da Vale, com preço-alvo em 12 meses de 62 reais.
Siga as últimas notícias deMercados no Twitter