Pokémon Go no Brasil; Usiminas sobe 9%…
Bolsa sobe 1,6% Após duas quedas seguidas, o Ibovespa voltou a fechar no azul nesta quarta-feira. O índice subiu 1,63% com a alta nos papéis das siderúrgicas e da Petrobras. Com a recuperação do preço do petróleo e a suspensão de processos abertos nos Estados Unidos, as ações ordinárias subiram 4,4%; e as preferenciais, 4,7%. […]
Da Redação
Publicado em 3 de agosto de 2016 às 18h47.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h28.
Bolsa sobe 1,6%
Após duas quedas seguidas, o Ibovespa voltou a fechar no azul nesta quarta-feira. O índice subiu 1,63% com a alta nos papéis das siderúrgicas e da Petrobras. Com a recuperação do preço do petróleo e a suspensão de processos abertos nos Estados Unidos, as ações ordinárias subiram 4,4%; e as preferenciais, 4,7%. Os papéis preferenciais do Itaú Unibanco também subiram, 4%, com o resultado do segundo trimestre divulgado na terça-feira e com a declaração de seu vice-presidente, Eduardo Vassimon, de que a carteira de crédito deve crescer cerca de 6% em 2017. Em teleconferência, o executivo afirmou também que o Itaú deve fechar 150 agências neste ano em razão de uma estratégia de migração de clientes para os canais digitais.
__
Pokémon Go no Brasil
Um dos jogos mais aclamados dos últimos tempos, Pokémon Go passou a funcionar em celulares e tablets com os sistemas operacionais iOS e Android no Brasil no final da tarde desta quarta-feira. Há quase um mês aguardava-se o lançamento em terras brasileiras. Por enquanto, o jogo não está disponível para todos os usuários, mas funciona normalmente em aparelhos com iOS de usuários que tenham conta na AppStore norte-americana. No sistema Android é possível fazer o download, mas ainda há uma atualização pendente para o funcionamento total. A empresa que produz o jogo fez um anúncio oficial no Twitter, mais cedo, sobre a chegada do jogo ao país.
__
Usiminas busca negociação
Como parte do plano de reestruturação, a siderúrgica brasileira Usiminas avalia protelar a data de vencimento dos títulos em dólares. A possibilidade surgiu após quedas na demanda e no preço dos minérios de ferro, segundo informaram pessoas próximas às renegociações com credores estrangeiros. A mineradora deve oferecer a renegociação de 180 milhões de dólares em notas com vencimento em 2018. A recompra dos títulos de dívida atuais não é uma opção. As ações preferenciais da Usiminas fecharam o dia com a maior alta do Ibovespa, 9,14%.
__
Só alegria na Suzano
A fabricante de papel e celulose Suzano teve um lucro quase duas vezes maior do que o obtido no mesmo trimestre do ano passado, alcançando 954 milhões de reais. O resultado foi impulsionado pela variação cambial, que também ajudou a diminuir 12,5% a projeção de investimentos para 2016. O total de vendas chegou a 2,5 bilhões de reais no trimestre, um crescimento de 5,1% em relação a 2015, com a venda de 295.000 toneladas de papel. As ações ordinárias da empresa fecharam o dia em alta de 0,51%.
__
Bombril dispara
As ações preferenciais da fabricante de produtos de limpeza Bombril tiveram um aumento de 90% nesta quarta-feira e fecharam o dia em alta de 66,55%. O boom veio depois de a empresa divulgar a intenção de vender ativos não estratégicos e de contratar um financiamento de longo prazo. As ações da Bombril já acumulam alta de 170% na semana.
__
Sem novos impostos?
Ante um cenário que apresenta sinais de recuperação na economia, há menos necessidade de criar novos impostos para cobrir o déficit público, segundo o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. “Acreditamos que não seja necessário o aumento de tributos”, disse em palestra no Rio de Janeiro, depois de apresentar dados que mostram melhora na confiança do empresariado e do consumidor, além do crescimento de 1,1% na produção industrial em junho, segundo informou o IBGE na terça-feira 2. Meirelles afirmou ainda que o cumprimento da meta fiscal acontecerá com a arrecadação e a recuperação da atividade econômica. No fim de semana, o ministro havia dito que a definição sobre os novos tributos seria tomada no fim do mês.
__
Vale no futuro
A mineradora Vale estuda vender 3% da produção futura do minério de ferro, na tentativa de levantar até 10 bilhões de dólares. Os compradores do fluxo adiantado de produção seriam empresas chinesas que não tiveram o nome revelado, segundo fontes próximas ao acordo. A ideia é que o contrato de venda de minério futuro dure até 30 anos. Essa é uma das saídas que a presidência da Vale avalia para tentar reduzir a dívida de cerca de 27,5 bilhões de dólares que a empresa acumulava no final de junho. As ações da Vale fecharam o dia em alta de 5,39%.