União substitui indicação ao conselho de administração da Petrobras
Carlos Eduardo Turchetto Santos desistiu e foi substituído por Efrain Pereira da Cruz
Repórter Exame IN
Publicado em 8 de março de 2023 às 10h10.
A Petrobras (PETR3/ PETR4) confirmou hoje o recebimento de ofício do Ministério de Minas e Energia (MME) retificando a lista de indicações ao conselho de administração da estatal. A União trocou o nome de Carlos Eduardo Turchetto Santos por Efrain Pereira da Cruz, ex-diretor da Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica.
Turchetto Santos informou ontem a desistência do cargo por "questões pessoais". Além de ex-diretor da Aneel, Cruz foi presidente da Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (RELOP), e é professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e membro do Conselho Nacional de Defesa do Consumidor (CNDC) junto ao Ministério de Justiça.
Os nomes indicados dependem do aval dos acionistas na Assembleia Geral, prevista para27 de abril.
Qual a lista atual de indicados?
- Pietro Mendes, indicado à presidência do conselho de administração
- Jean Paul Terra Prates, presidente da estatal e indicado a membro do conselho
- Efrain Pereira da Cruz
- Vitor Eduardo de Almeida Saback
- Eugênio Tiago Chagas Cordeiro e Teixeira
- Bruno Moretti
- Sergio Machado Rezende
- Suzana Kahn Ribeiro
Abaixo o currículo de Efrain Cruz na íntegra:
Efrain Pereira da Cruz é ex-Diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), ex-Diretor Presidente da Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (RELOP),
professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e membro do Conselho Nacional de Defesa do Consumidor (CNDC) junto ao Ministério de Justiça. É advogado, especialista em Direito da Energia, pós-graduado em Direito Público e mestrando em Direito e Desenvolvimento. Foi Diretor das Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), da Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) e membro consultor-titular da Comissão Especial de Energia do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nos anos 2015 e 2016.