Petrobras: clima deve esquentar nos próximos dias entre estatal e sindicatos (Dado Galdieri/Bloomberg)
Luísa Granato
Publicado em 22 de novembro de 2016 às 07h53.
São Paulo – Leia as principais notícias desta terça-feira (22) para começar o dia bem informado:
O ajuste fiscal será reforçado por programas de demissões voluntários nas estatais. Os programas podem levar à demissão de até 56 mil pessoas para cortar custos.
A Petrobras pretende rever as regras de pagamento da participação nos lucros. Os sindicatos foram convidados para discutir o assunto e os ânimos devem se acirrar nos próximos dias.
Profissionais qualificados estão trocando o setor privado pelo público. A recessão tem feito com que pessoas com ensino superior aceitem vagas de menor qualificação e busquem estabilidade.
A Bolsa de Tóquio fechou em leve alta de 0,31%. O rali nos preços do petróleo impulsionou o otimismo no Nikkei, que continua no patamar mais alto desde 6 de janeiro.
Sergio Moro e advogados de Lula bateram boca em audiência da Lava Jato. Delcidio do Amaral estava prestando depoimento, e os advogados alegaram que as perguntas estavam fugindo do escopo da denúncia. Moro se irritou e chegou a gritar.
Conselheiro volta atrás e Comissão abre processo contra Geddel. Menezes disse que recebeu uma ligação de Geddel durante a reunião do colegiado e confirmou que o ministro pediu celeridade no caso.
Governo do RS apresenta plano contra crise que prevê extinção de 11 órgãos. Conforme o governo, se aprovado, o pacote pode gerar uma economia de R$ 146,9 milhões aos cofres gaúchos.
Governo piora projeção para o PIB de 2016 e 2017. A previsão da equipe econômica para o crescimento da economia brasileira em 2017 foi rebaixada de 1,6% para 1%
Donald Trump afirmou que vai sair da TPP no primeiro dia do governo. Ele afirmou que vai priorizar acordos bilaterais, em detrimento da criação do bloco.
Venezuela será suspensa do Mercosul em dezembro. O país ficará “sem voz” a partir de 1º de dezembro por não incorporar 112 resoluções do bloco à sua legislação, afirmou nesta segunda-feira o ministro paraguaio das Relações Exteriores.
Oi contrata Laplace para assessoria em recuperação judicial. A PJT Partners ocupou a função na Oi até setembro, participando das negociações anteriores ao pedido de recuperação da operadora, mas sua saída já era esperada.
Acionistas não terão direito de preferência em venda da Liquigás. Segundo a Petrobras, a Liquigás foi adquirida por meio de compra de ações, e não por meio de uma incorporação, sem que tenha ocorrido qualquer diluição na participação dos acionistas da companhia.
Even aprova emissão de debêntures para captar R$ 200 milhões. As debêntures terão vencimento de três anos, na data de 21 de novembro de 2019, e a colocação será privada.
Nesta terça-feira, o BC divulga nota sobre as contas externas e o IBGE divulga dados de emprego da PNAD Contínua. No exterior, a zona do euro revela dados da Confiança do Consumidor. Nos Estados Unidos, sai o Índice de manufatura do Fed de Richmond e as vendas de casas já existentes de outubro.