Exame Logo

Telefónica inicia na 4ª reserva para IPO da alemã O2

Os planos ocorrem em um meio a um cenário de um mercado de orfetas de ações em dificuldades, afetado pela crise da dívida soberana e incerteza do investidor.

Sede da Telefônica em Madri (M.Peinado/Wikimedia Commons)
DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2012 às 09h08.

A espanhola Telefonica fará uma oferta pública inicial de ações ( IPO , na sigla em inglês) de quase um quarto de sua rentável unidade móvel alemã O2 Germany por valor aproximado de 1,52 bilhão de euro (US$ 1,97 bilhão) até ao fim do mês, como parte de um plano para reduzir sua enorme dívida, informou o The Wall Strett Journal. A participação de 23,2% na O2 Germany será ofertada de 17 de outubro a 29 de outubro em um intervalo de preço entre 5,25 euros e 6,50 euros, com a primeira listagem estabelecida em 30 de outubro, afirmou a companhia.

Os planos ocorrem em um meio a um cenário de um mercado de IPO europeu em dificuldades, afetado pela crise da dívida soberana e incerteza do investidor. O meio do intervalo de preço proposto avalia a unidade alemã inteira em 6,56 bilhões de euros, valor que "parece em linha com as expectativas do mercado", disse Javier Borrachero, analista da Kepler. A dívida da Telefónica, que somava quase 58 bilhões de euros no meio do ano, se tornou cada vez mais uma preocupação.

Veja também

A Standard & Poor's rebaixou a dívida do governo da Espanha na semana passada para um nível acima do nível junk (nível especulativo) e disse que estava considerando cortar a nota da Telefónica, atualmente duas notas acima desse nível, devido às preocupações em relação à crise econômica espanhola. A Moody's tem o rating da Espanha em perspectiva negativa. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasIPOsMercado financeiroOfertas de açõesServiçosTelecomunicaçõesTelefônica

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame