Trump: o presidente americano prometeu na última quinta-feira fazer um grande anúncio sobre impostos ao longo das próximas semanas (Win McNamee/Bloomberg)
Reuters
Publicado em 13 de fevereiro de 2017 às 20h07.
Os índices acionários dos Estados Unidos alcançaram patamares recordes nesta segunda-feira, com o valor de mercado do S&P 500 superando 20 trilhões de dólares, com investidores apostando que os cortes de impostos prometidos pelo presidente Donald Trump vão impulsionar a economia.
O índice Dow Jones subiu 0,7 por cento, a 20.412 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,52 por cento para 2.328 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,52 por cento, a 5.763 pontos.
Trump prometeu na última quinta-feira fazer um grande anúncio sobre impostos ao longo das próximas semanas, alimentando um rali que havia se dissipado em meio a preocupações sobre o impacto potencial de sua postura comercial protecionista e por falta de clareza sobre outras reformas.
O S&P 500 subiu cerca de 9 por cento desde a eleição de Trump em 8 de novembro, impulsionado por expectativas de que ele iria reduzir impostos corporativos, diminuir as regulações que regem os bancos e aumentar os gastos com infraestrutura.
Trump também teve reuniões de alto nível com executivos de montadoras de carros e de companhias de tecnologia do Vale do Silício.
"Dia após dia, executivos de uma série de indústrias são levados à Casa Branca para se reunir com o presidente. Os negócios parecem estar de volta às prioridades e eu acho que é por isso que as pessoas estão dispostas a pagar um pouco mais por ações", disse Jamie Cox, diretor do Harris Financial Group, em Richmond, na Virginia.
O índice de ações financeiras do S&P 500 saltou 1,1 por cento, com Citigroup avançando 2,3 por cento. O setor industrial ganhou 1 por cento. Os dois setores são vistos como grande beneficiários das políticas de Trump.