S&P 500 acima de linha de resistência indica ganhos, diz BofA
O S&P 500 sinaliza valorização depois de muitas ações de empresas no índice terem fechado acima de suas médias móveis de 200 dias na semana passada
Bloomberg
Publicado em 16 de novembro de 2022 às 10h36.
O S&P 500 sinaliza valorização depois de muitas ações de empresas no índice terem fechado acima de suas médias móveis de 200 dias na semana passada. Para o estrategista técnico do Bank of America, Stephen Suttmeier, essa tendência indica sólida amplitude do mercado e marca um fundo duplo.
O indicador de referência ultrapassou um nível de resistência de 3.900 pontos, o que mudou o foco para a média móvel de 40 semanas perto de 4.050, com tendência baixista e resistência do gráfico ao redor de 4.120, escreveu. O S&P 500 subiu 0,9% na terça-feira e encerrou perto de 3.992 pontos.
Os índices S&P 500, New York Stock Exchange Composite e Nasdaq 100 subiram em agosto, apontando para fundos duplos em relação às mínimas de junho e setembro.
Esse é um indicador de tendência altista para futuros movimentos acima dos picos de agosto entre os três principais índices.
O Russell 2000, o NYSE Composite e o Dow Jones Industrial Average fecharam acima de suas médias móveis de 40 semanas. Se os índices encerrarem repetidamente acima desses níveis, isso implicaria uma sazonalidade positiva e favoreceria ganhos no próximo ano. Também evitaria o risco de uma retração do mercado semelhante à queda de agosto a outubro.
Os ralis impulsionados por amplitude e volume do mercado têm maior probabilidade de continuidade, de acordo com Suttmeier, embora a volatilidade consistente das bolsas dificulte uma convicção altista ou baixista por parte do banco.
“Tanto as linhas de queda-avanço do S&P 500 (SPX) quanto de volume líquido acumulado mostram um ‘breakout’ altista de outubro a novembro e padrões de reteste”, escreveu. “Os internos são mais fortes do que o índice subjacente e confirmam o rali instável para o SPX. Vemos isso como ‘bullish’.”
O grande risco para a renda variável são os spreads de crédito sem brilho, de acordo com Suttmeier. No entanto, se o S&P estiver acima de 3.900, a base de meados de novembro justifica um nível entre 4.300 e 4.325 pontos, uma alta de cerca de 8% em relação ao fechamento de terça-feira. E o índice pode ganhar mais terreno se for capaz de superar sua média móvel de 200 dias perto de 4.079, de acordo com o estrategista.