Mercados

Semana teve tombo do Ibovespa e avanço do dólar

Principal índice da Bolsa encerrou o período com uma queda de 6,2%, aos 56.927 pontos


	 Os papéis preferenciais da Petrobras registram queda de 11,6% na semana
 (REUTERS/Brendan McDermid)

Os papéis preferenciais da Petrobras registram queda de 11,6% na semana (REUTERS/Brendan McDermid)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2014 às 17h46.

São Paulo – O Ibovespa encerrou a semana com uma expressiva queda de 6,2%, aos 56.927 pontos. O período foi marcado pelas divulgações de mais pesquisas eleitorais, o principal assunto na bolsa brasileira atualmente. 

A pesquisa de intenção de votos contratada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope mostrou nesta sexta-feira a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, com 39% das intenções de voto, seguida por Marina Silva, 31% e Aécio Neves, 15%.

Em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, Dilma teria 42% e Marina, 43%. Caso a disputa fosse com o tucano Aécio Neves, a candidata à reeleição teria 48% dos votos contra 33%. Caso o segundo turno seja entre Marina e Aécio, a ex-senadora teria 51% dos votos e Aécio, 27%.

Já o dólar acelerou a alta ante o real nesta semana e acumulou valorização de 4,24%, cotado a 2,3380 reais. Trata-se do maior valor desde 19 de março deste ano.

Os papéis preferenciais da Petrobras registram queda de 11,7% na semana. Outras estatais como Banco do Brasil (BBAS3) e Eletrobras (ELET6) também amargaram perdas de 8,5% e 7,5% na Bovespa, respectivamente.

Embraer

Nesta semana, a Embraer fechou contrato com a empresa espanhola de engenharia e construção Sener para a fabricação do novo cargueiro militar KC-390, uma alternativa ao Hércules produzido pela americana Lockheed Martin.

Os papéis da companhia terminaram a semana com ganhos acumulados de 5,2%. Em 2014, a alta dos papéis é de 23%.

TIM

As ações ordinárias da TIM estão entre os destaques de valorização nesta semana, com ganhos de 9% no período. Discussões sobre uma eventual negociação da TIM envolveriam valores não tradicionais de mercado, disse nesta semana o presidente da operadora de telecomunicações, Rodrigo Abreu.

Em evento do setor, Abreu disse que nem a companhia nem a Telecom Italia foram procuradas pelo BTG Pactual sobre eventual proposta de compra da TIM. Na terça-feira, profissionais do mercado citaram notícia da agência Bloomberg sobre a Telecom Italia ter avaliado sua fatia na TIM em pelo menos 13 bilhões de euros, valor bem superior ao que se especulava. A Telecom Italia detém 67% da TIM.

Celulose

A cotação do dólar chegou em níveis que não eram vistos em quase seis meses nesta sexta-feira. Os papéis de Fibria e Suzano foram beneficiados devido a exposição das companhias ao câmbio e ampliaram seus ganhos na semana para 4,9% e 3,5%, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Ações da Heineken caem após perda de quase US$ 1 bilhão na China

Petrobras (PETR4) cai mais de 2,5% e puxa Ibovespa para baixo

Entenda por que o mercado ficará de olho no Banco Central do Japão nesta semana

Focus, balanços, contas públicas e relatório de produção da Petrobras: o que move o mercado

Mais na Exame