Mercados

Maioria se registra para assembleia da Telecom Italia

Investidores com uma participação combinada de 53,8% já se registraram para uma assembleia prevista para 20 de dezembro


	Antenas na Telecom Itália na área nordeste de Roma: assembleia decidirá se o Conselho da empresa será substituído
 (Alessandro Bianchi/Reuters)

Antenas na Telecom Itália na área nordeste de Roma: assembleia decidirá se o Conselho da empresa será substituído (Alessandro Bianchi/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2013 às 15h21.

Milão - Investidores com uma participação combinada de 53,8 por cento da Telecom Italia já se registraram para uma assembleia de acionistas prevista para 20 de dezembro que decidirá se o Conselho da empresa será substituído, informou a empresa nesta terça-feira.

Isso significa que a controladora da Telecom Italia, a Telco - que detém uma participação de 22,4 por cento - precisará do apoio de outros investidores para derrubar a proposta de acionistas rebeldes que pretendem remover o Conselho. Para ser aprovada, a proposta precisa de uma maioria de 50 por cento mais um voto de acionistas na assembleia.

Em comunicado, a Telecom Italia disse que os acionistas registrados incluíam a fatia de mais de 4,8 por cento da gestora de recursos norte-americana BlackRock e suas afiliadas.

Ainda há tempo para mais acionistas se registrarem até a assembleia, que foi convocada pelo empresário italiano Marco Fossati, um investidor minoritário com uma fatia de 5 por cento na Telecom Italia.

A Telecom Italia é controlada pela Telco, uma holding que reúne a espanhola Telefónica, os bancos italianos Intesa Sanpaolo e Mediobanca, e a seguradora Generali.

A votação pode ser crucial para o futuro da estratégia da Telecom Italia, especialmente para sua posição no Brasil, onde a controlada TIM concorre diretamente com a Vivo, da Telefónica.

Fossati acredita que a influência da Telefónica pode levar a Telecom Italia a vender a TIM, reduzindo as opções de crescimento do grupo italiano.

Acompanhe tudo sobre:Empresasgestao-de-negociosAcionistasConselhos de administraçãoTelecom Italia

Mais de Mercados

A visão apocalíptica do mercado sobre empresas de software na era da IA

O inverno chegou para as criptomoedas? Para analistas, tudo indica que sim

Fôlego de última hora não poupou Nvidia de pior semana do ano na bolsa

Lembra dela? DeepSeek derrubou mercados há um ano — como está a empresa hoje?