Salários x Inflação; leilão hidrelétrico…
Leilão hidrelétrico O governo federal deve realizar um leilão de usinas hidrelétricas em operação, visando à arrecadação de 12 bilhões de reais para os cofres públicos. A concessão deve acontecer até o dia 30 de setembro e envolverá cinco usinas cujos contratos estão perto de expirar ou já terminaram — quatro dessas usinas são operadas […]
Da Redação
Publicado em 5 de abril de 2017 às 19h10.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h45.
Leilão hidrelétrico
O governo federal deve realizar um leilão de usinas hidrelétricas em operação, visando à arrecadação de 12 bilhões de reais para os cofres públicos. A concessão deve acontecer até o dia 30 de setembro e envolverá cinco usinas cujos contratos estão perto de expirar ou já terminaram — quatro dessas usinas são operadas pela distribuidora elétrica Cemig. Os novos contratos de concessão terão prazo de 30 anos. Em novembro de 2015, um leilão similar arrecadou 17 bilhões de reais para a União. Na bolsa, as ações da Cemig caíram 0,5%.
__
Salários abaixo da inflação
Descontada a inflação do ano, em 2016 o salário médio do brasileiro diminuiu 0,52%. É o primeiro retrocesso desde 2003, segundo um levantamento do Dieese. Os reajustes salariais abaixo da inflação do ano foram de 36,7%, quase o dobro de 2015, quando foram de 18,7%. Do outro lado, apenas 18,9% dos reajustes salariais ficaram acima da inflação, o segundo menor patamar da série histórica do Dieese, iniciada em 1996. Quarenta e quatro por cento dos reajustes foram suficientes para cobrir apenas a inflação, maior patamar já registrado. O levantamento foi realizado com base nas análises de 714 acordos salariais fechados durante 2016.
__
Saque antecipado
A Caixa Econômica Federal antecipou os saques de contas inativas do FGTS para os nascidos em março, abril e maio, que já podem retirar o fundo a partir deste sábado. A antecipação foi motivada por expectativa de saques 60% maiores do que na primeira etapa e por haver menos tempo hábil para resgate devido ao feriado da Semana Santa. De acordo com informações da Caixa, 7,7 milhões de trabalhadores terão direito ao saque na nova etapa. Mais de 2.000 agências do banco ficarão abertas no sábado das 9 às 15 horas. Nos dias 10, 11 e 12 de abril, as agências abrirão 2 horas mais cedo.
__
Bancos em queda
As ações dos bancos, que são grande parte dos papéis do Ibovespa, fecharam em queda conjunta por causa do receio de rejeição da proposta de reforma previdenciária na Câmara. A maior queda do dia no Ibovespa foi do Santander, de 4,9%, motivada também pela saída do fundo Qatar Holding, que detém participação no banco e está sendo pressionado por outros investidores para negociar 80 milhões de units do banco abaixo do nível de mercado. Dos outros bancos, Itaú teve queda de 2,12%, Banco do Brasil de 2,26% e Bradesco de 2,72%.
__
Commodities também
Assim como as ações dos bancos, as ações vinculadas a commodities, como as da mineradora Vale, da estatal Petrobras e das siderúrgicas, também tiveram um dia de queda por causa das incertezas políticas. Apesar da alta de 2,63% nos preços do minério de ferro negociado na China, as ações preferenciais da Vale caíram 3,52%; e as ordinárias, 3,72%. O fundo Bradespar, que detém participação na mineradora, recuou 4,42%. Em dia instável para o petróleo e com a finalização da venda das operações da sucursal de gás Nova Transportadora do Sudeste para a Brookfield, as ações das Petrobras recuaram 2,36% nas preferenciais e 1,56% nas ordinárias. Entre as siderúrgicas, destaque para queda de 4,84% da CSN.
__
Oi despenca
As ações da telefônica Oi desabaram na bolsa nesta quarta-feira após uma reportagem do jornal Valor Econômico apontar que o governo pode interferir na companhia para resolver o impasse da recuperação judicial. Os bancos credores da companhia mostram-se descontentes com a proposta de recuperação aprovada pelo conselho da Oi, ao lado dos grupos de investidores Pharol e Tenure. A queda dos papéis preferenciais foi de 10,68%; e a dos ordinários, de 7,25%.