Reação à eleição dos EUA, PEC da Transição, balanços com BB, Natura e BRF: o que mais move o mercado
Partido Democrata se mostra mais forte do que o previsto em eleição para o Congresso americano e pode assegurar maioria no Senado
Guilherme Guilherme
Publicado em 9 de novembro de 2022 às 07h51.
Última atualização em 10 de novembro de 2022 às 07h19.
Bolsas internacionais operam em leve queda na manhã desta quarta-feira, 9, com investidores à espera do resultado das eleições de meio de mandato dos Estados Unidos .
Os votos seguem sendo contados, mas as projeções iniciais são de que o partido Democrata, do presidente Joe Biden , se mostre mais forte que o apontado pelas pesquisas. Embora vitória do partido Republicano na Câmara dos Representantes esteja praticamente sacramentada, a disputa pelo Senado segue apertada, com a possibilidade dos democratas manterem o controle.
Em entrevista ao Financial Times, Lindsey Graham, senador republicano pelo estado da Carolina do Sul, disse estar feliz com o desempenho de seu partido, mas admitiu que "com certeza, não foi uma onda [vermelha]", em referência à cor do partido Republicano.
A expectativa de que a oposição de Joe Biden ganhasse o controle do Congresso americano vinha puxando os preços nas bolsas americanas nos últimos dias. Nesse sentido, o resultado que vem se desenhando pode representar certa frustração no mercado. " Os democratas estão um pouco melhor do que o esperado nas eleições intermediárias dos EUA. Parece improvável que esta notícia destrave ganhos nas ações, como previsto" afirmaram em relatório estrategistas do banco ING.
Embora o resultado das eleições para o Congresso americano represente um ponto importante no mercado internacional, o ING pontuou que as discussões sobre as condições financeiras e altas de juros dos Estados Unidos devem permanecer como o principal foco do mercado. A grande expectativa, agora, é para a Índice de Preço ao Consumidor americano ( CPI, na sigla em inglês), que será divulgado na quinta-feira, 10.
Desempenho dos indicadores às 8h (de Brasília):
- Dow Jones futuro (Nova York): - 0,31%
- S&P 500 futuro (Nova York): - 0,32%
- Nasdaq futuro (Nova York): - 0,22%
- DAX (Frankfurt): - 0,62%
- CAC 40 (Paris): - 0,25%
- FTSE 100 (Londres): - 0,21%
- Stoxx 600 (Europa): - 0,57%
- Hang Seng (Hong Kong): - 1,20%
Brasil: entre o fiscal e a nomeação
Discussões sobre o cenário político também seguem em alta no Brasil, onde as atenções se dividem entre as nomeações do governo eleito e as negociações da PEC da Transição. Na véspera, foram escolhidos para equipe de transiçãoAndré Lara ResendeePérsio Arida, que estiveram por trás do Plano Real e gozam de alta credibilidade no mercado. O anúncio foi suficiente para dar um novo gás para a bolsa no último pregão e derrubar o dólar.
Mas preocupações sobre o aspecto fical no governo de Luiz Inácio Lula da Silva seguem elevadas. No cerne do debate está em quanto o teto de gastos será furado para acomodar custos da manutenção do valor atual do Auxílio Brasil e aumentos de gastos em programas sociais. Os valores estimados para o impacto fiscal variam entre R$ 100 bilhões e R$ 200 bilhões. Em carta divulgada na terça-feira, 8, a Verde Asset chegou a comparar a PEC a um " trem da alegria de crescimento dos gastos descontrolado".
Leia mais:De 100 a 200 bilhões: qual o custo da PEC de Transição e o futuro fiscal do Brasil?
Agenda de balanços
Em mais um dia intenso da temporada de balanços do terceiro trimestre, serão divulgados nesta quarta os resultados da Eletrobras ( ELET6 ), Equatorial ( EQTL3 ), Hapvida ( HAPV3 ), Minerva ( BEEF3 ), BRF ( BRFS3 ), Banco do Brasil ( BBAS3 ), Petz ( PETZ3 ), Gerdau ( GGBR4 ), Natura ( NTCO3 ), Oi ( OIBR3 ), Rede D'Or ( RDOR3 ), SmartFit ( SMFT3 ), SulAmérica ( SULA11 ), Taesa ( TAEE11 ), entre outros. Desses, somente o balanço da SmartFit sairá antes da abertura do pregão.
Investidores também irão repercurtir no pregão desta quarta os resultados divulgados na noite anterior. Entre eles estiveram os do Bradesco,3R ( RRRP3 ), Arezzo ( ARZZ3 ), Braskem ( BRKM5 ), C&A ( CEAB3 ), XP (XPBR31), Cury ( CURY3 ), CVC ( CVCB3 ), Engie Brasil ( ENBR3 ), Inter (INBR31), Méliuz ( CASH3 ), Taurus ( TASA3 ) e Totvs ( TOTS3 ).
Leia mais:Sob holofotes, Natura &Co divulga balanço após fechamento